Reflexão e Ação Cad. VI

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis
Cascavel-PR
Orientadora: Jurema Matos Bubna

Cursista: Jane dos Santos

 

Reflexão e Ação Caderno VI

 

Um dos desafios enfrentados por nós professores estão relacionados principalmente ao desinteresse de alguns pais em acompanhar seus filhos nos estudos em casa. E também o desinteresse de alguns alunos que não levam a sério seus estudos e menosprezam a figura do professor em sala.

Outro desafio são as turmas numerosas, onde muitas vezes o professor sozinho não consegue atender todas as demandas da sala de aula.

A escassez dos recursos didáticos pedagógicos necessários ao enriquecimento das aulas.

Atendimento no contra turo dos alunos que apresentam defasagem de conteúdos dos anos anteriores em sala de apoio que contemplem as especificidades dos alunos.

"(...) avaliar a aprendizagem escolar não é tarefa fácil, tampouco simplista. LUCKESKI (2002, p. 10). Assevera que "epistemologicamente, a avaliação não existe por si, mas para a atividade a qual serve e ganha conotações filosóficas, políticas e técnicas da atividade que subsidia".

Pode-se inferir desse pensamento que a prática da avaliação da aprendizagem:

*Deve reforçar a ideia de uma avaliação verdadeiramente científica, cuja principal função é a de auxiliar o desenvolvimento da qualidade da educação;

*Deve, de modo algum acontecer à parte  do processo pedagógico da escola ou da concepção de educação e aprendizagem que regem diversos sistemas de ensino;

*Deve denunciar a distância existente entre o ensinado e as metas da instrução;

*Deve ser entendida como um processo que procura determinar até que ponto os objetivos do ensino foram atingidos;

*Ela só faz sentido na medida em que serve para o diagnóstico da execução e dos resultados que estão sendo buscados e obtidos. A avaliação é instrumento auxiliar da melhoria dos resultados.