PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis
Cascavel-PR
Orientadora: Jurema Matos Bubna
Cursista: Daniela Angie Ferrando
Caderno 4 – (págs.16 a 19).
O ser humano produz ciência conforme a necessidade que apresenta em determinado período histórico e frente à determinada situação social. Esse conhecimento científico é sujeito à mutação, de acordo com a mesma mudança dessas necessidades e períodos.
Nos dias de hoje, temos como evidência a criação de vários alimentos frente à falta de tempo apresentado no cotidiano da população, além da falta de regras para a degustação de alimentos e convivência com a família nesse momento tão importante do dia: uma vez que muitos membros ficam detidos à tecnologia nesse momento.
Cabe à escola alertar sobre esse ato apresentado no dia-a-dia das famílias e tão prejudicial tanto à saúde quanto à questão social. Para tanto, as disciplinas podem trabalhar de forma integrada, a fim de promover uma aprendizagem significativa, atuando na zona de conforto de cada indivíduo, chegando à mudança permanente de seus atos.
Algumas propostas/sugestões são:
Ciências humanas – trabalhar os aspectos históricos, sociais e culturais da produção dos alimentos; regiões de origem dos alimentos; produção agrícola (monocultura, agrotóxicos, impacto ambiental, manejo adequado do solo, transgênicos); valorização da produção do campo (qualidade de vida); trabalho no campo; capitalismo e os maus hábitos; programas sociais de alimentação saudável.
Ciências exatas – Leitura de gráficos e rótulos; cálculos estimando as quantidades diárias necessárias de cada nutriente, Índice de Massa Corpórea (IMC); transformação de unidades de medida; Massa e peso.
Ciências naturais – Nomenclatura científica dos alimentos; características químicas e nutricionais; conservação e produção industrial (emulsificantes, conservantes, corantes, entre outros); doenças veiculadas por alimentos contaminados; distúrbios alimentares (anorexia, bulimia, obesidade); distúrbios hormonais.