Reflexão e Ação Cad. IV

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis
Cascavel-PR
Orientadora: Jurema Matos Bubna

Cursista: Jane dos Santos

 

Reflexão e Ação Cad. IV (págs.16  a 19).

            O ser humano no decorrer de sua história enquanto espécie integrada e integrante do meio, foi estabelecendo uma série de relações com outros seres vivos e mesmo entre si. De povo nômade à formação das primeiras sociedades, seus hábitos foram se modificando chegando à rotina agitada  atual, que pouco tempo disponibiliza para realização de refeições conscientes e adequadas.

            As escolhas hoje são pautadas na comodidade e praticidade, não sendo considerados os aspectos nutricionais, a forma de produção, os aditivos químicos, entre tantos fatores essenciais para garantia de uma alimentação saudável. Além disso, raramente observam-se refeições feitas à mesa, com verdadeira apreciação dos alimentos, com tempo para degustação e saciedade. Muitas vezes cada integrante da família apresenta um horário diferente para suas refeições, geralmente curto, e divide a atenção que deveria ser ofertada aos alimentos com as tecnologias, cada dia mais frequentes no cotidiano do brasileiro.

            À escola, enquanto instituição formadora e disseminadora de informações e conhecimento, cabe o papel de alertar, rever conceitos e conscientizar sobre os riscos advindos dos maus hábitos alimentares estabelecidos. Neste sentido, as disciplinas podem trabalhar de forma integrada em diferentes momentos e frentes, promovendo assim uma aprendizagem mais significativa e duradoura.

            Algumas propostas/sugestões são:

            Ciências humanas – trabalhar os aspectos históricos, sociais e culturais da produção dos alimentos; regiões de origem dos alimentos; produção agrícola (monocultura, agrotóxicos, impacto ambiental, manejo adequado do solo, transgênicos); valorização da produção do campo (qualidade de vida); trabalho no campo; capitalismo e os maus hábitos; programas sociais de alimentação saudável.

            Ciências exatas – Leitura de gráficos e rótulos; cálculos estimando as quantidades diárias necessárias de cada nutriente, Índice de Massa Corpórea (IMC); transformação de unidades de medida; Massa e peso.

            Ciências naturais – Nomenclatura científica dos alimentos; características químicas e nutricionais; conservação e produção industrial (emulsificantes, conservantes, corantes, entre outros); doenças veiculadas por alimentos contaminados; distúrbios alimentares (anorexia, bulimia, obesidade); distúrbios hormonais.