PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis
Cascavel-PR
Orientadora: Jurema Matos Bubna
Cursista: Mara Salete Campestrini
referente o caderno III -Curriculo
Eu e meus colegas professores entramos em comum acordo que para o Novo EM deverá haver a interdisciplinaridade. Há uns dez anos atrás lembro-me que sentávamos para discutir por áreas afins, nosso trabalho era muito bom e proveitoso, pois eu trabalhava com os prof. de Geografia, Filosofia ,Sociologia, Artes e Literatura.
Concluimos que, havendo essa interdisciplinaridade também serão trabalhados os quatro eixos integrados propostos pelas DCNEM, uma vez que, interligando as disciplinas, acaba-se trabalhando, consequentemente, esses eixos. O único eixo que ficaria complicado de trabalhar é a tecnologia, por falta de estrutura na escola.
A questão abordada foi a abolição da hierarquização das disciplinas, que também é muito interessante, afinal as aulas seriam melhor distribuídas podendo incluir literatura, história e geografia do Paraná, aulas práticas de biologia, química e física, entre várias outras disciplinas. O grande problema é a defasagem que os alunos carregam durante todo o período escolar, ou seja, é necessário melhorar a base da vida escolar dos alunos para que essa nova distribuição das disciplinas no Ensino Médio sejam realmente eficazes.