PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis
Cascavel-PR
Orientadora: Jurema Matos Bubna
Cursista: Daniela Angie Ferrando
A Reflexão em Ação do Caderno III foi discutida com o grande grupo durante os encontros do Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio.
Chegamos à conclusão de que devemos conciliar tanto os quatro eixos integradores (cultura, trabalho, ciência e tecnologia) proposto pelas Diretrizes Nacionais do Ensino Médio, quanto a interdisciplinaridade proposta pelas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná.
O grande problema que encontramos é a aplicação da tecnologia em sala de aula, por falta de conhecimento de alguns professores, por falta de suporte técnico e estrutura nas escolas, além da falta de interesse dos alunos em usar a tecnologia para a questão do ensino-aprendizagem dos mesmos, sendo que, como já explanado na Reflexão em Ação do caderno II, os próprios alunos consideram-se imaturos para utilizar tecnologia dentro de sala de aula. Ou seja, a questão do uso das tecnologias deveriam iniciar nas séries iniciais do ensino fundamental, para que quando essas "juventudes" ingressem no Ensino Médio já estejam maduros o suficiente para utilizá-las de forma adequada dentro de sala de aula.
Em relação à hierarquização das disciplinas, foi comentado à questão dos alunos ingressarem no Ensino Médio com uma grande defasagem em Português e Matemática, que são fundamentais para todas as outras disciplinas, e por isso a necessidade de mais aulas durante a semana dessas duas disciplinas. Algo que também deveria ser retomado no início da vida escolar dos alunos.