PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis
Cascavel-PR
Orientadora: Jurema Matos Bubna
Cursista: Jane dos Santos
Reflexão e Ação Cad. III
De acordo com as discussões com o grande grupo, consideramos que é de extrema importância que o currículo seja flexível, de forma que devemos SEMPRE considerar a realidade em que nossos alunos estão inseridos, porém não podemos nos limitar a ela, devemos ir além, garantindo uma formação integral do ser.
Para isso devemos conciliar os eixos integrados estabelecidos pela DCNEM, uma vez que a ciência, tecnologia, cultura e trabalho estão intimamente ligados, e devem ser compreendidos para que o aluno atue de forma ativa e crítica na sociedade.
Porém, além de garantir esses quatro eixos, é necessário que seja trabalhado em sala de aula de forma interdisciplinar, conforme estabelecidos pelas DCE do estado do Paraná, garantindo a aprendizagem do aluno como um todo, e não como disciplinas isoladas.
É importante destacar que o aluno dever ser atuante no seu processo de ensino-aprendizagem, por isso é necessário trabalhar a questão da pesquisa.
O grande problema que encontramos, é a falta de estrutura na escola, tanto física como tecnológica, nos falta acesso à internet veloz e à laboratórios de biologia, química e física, além de ginásio de esportes para as aulas práticas de educação física.
Outra questão, é que os próprios alunos não estão preparados para trabalhar com a tecnologia. Isso foi percebido quando fiz um trabalho sobre alimentação saudável usando as redes sociais, onde não houve muitos adeptos, ficando claro que os alunos vêem a internet/computador apenas como uma forma de lazer.