Reflexão e Ação Cad. I e II

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis
Cascavel-PR
Orientadora: Jurema Matos Bubna

Cursista: Daniela Angie Ferrando

 

A reflexão em ação foi realizada com a 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis. As carteiras foram dispostas em um semi circulo a fim de estabelecer uma relação de igualdade, proporcionando uma discussão sobre a relação das tecnologias, a sala de aula e as “juventudes” encontradas no Ensino Médio. O diálogo iniciou com o questionamento de como os alunos gostariam que a tecnologia fosse aplicada em sala de aula, e os mesmos imediatamente responderam que o uso de celular em sala de aula deveria ser liberado, pois poderiam pesquisar muitas coisas durante as aulas. Diante do exposto, o uso de celular foi liberado nessa aula em que foi aplicada a reflexão em ação, para que pudessem enriquecer a discussão. Porém o resultado foi negativo, pois alguns alunos ficaram apenas utilizando as redes sociais, e quando questionados ao que remete à tecnologia ficou claro de que não tem esse conceito apropriado. Em vista do que foi observado, os próprios docentes chegaram à conclusão de que ainda não apresentam maturidade para ter, por exemplo, um tablet ou noteboock em sala de aula, e afirmaram, ainda, que é necessário que haja uma maior qualidade no laboratório de informática, principalmente no que diz respeito à internet, pois não conseguem utilizar esse ambiente durante as aulas pois os computadores “travam” a todo momento. Afirmaram que são utilizadas tecnologias durante as aulas, principalmente com o auxílio da TV pen driver, mas que a mesma algumas vezes não funciona. Explanaram sobre a consciência que cada aluno deve apresentar, assumindo consequências do mal uso das tecnologias.