REFLEXÃO E AÇÃO CAD 3
COLEGIO VICTORIO - CASCAVEL PR
INTERDISCIPLINARIEDADE: Língua portuguesa, Inglesa, Educação física, Matemática, Biologia, Química e outras.
Professores: CLEONICE VICCARI, EDU LOPES, DAISY, LORENA S. LUCIETTO
EU SOU O QUE EU COMO!
I AM WHAT I EAT!
TEMA GERAL: Hábitos Alimentares
TEMA ESPECÍFICO: Importância dos bons hábitos alimentares para um a vida saudável.
JUSTIFICATIVA
A promoção da alimentação saudável é uma Diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que o número de pessoas que estão acima do peso aumentou nos últimos tempos, diante disso, é necessário uma atenção por parte da escola .A alimentação para o ser humano sempre foi mais que saciar sua fome. Quando se trata de uma criança, nossa responsabilidade é mais do que variação de cardápios, ela se torna um dever de conscientização e formação de novos adultos sadios. A escola tem, junto com a família, o dever de formar cidadãos mais conscientes. Valores como respeito, amor, ética, cooperação, sociabilidade, consciência ecológica, integridade e amizade são importantes, mas aliado a todos esses valores deve estar a “ciência” da boa alimentação. Crianças que não se alimentam adequadamente correm o risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes, obesidade, hipertensão entre outras. Mais do que uma simples moda ditada pelos corpos perfeitos, o lanche saudável representa uma mudança de hábito necessária para evitar a obesidade infanto-juvenil, prevenindo também o surgimento do diabetes tipo dois nos adolescentes. Pesquisas mundiais revelam que os hábitos alimentares sofreram uma mudança significativa com o aumento do consumo de alimentos com excesso de gorduras e sódio, alto consumo de bebidas gaseificadas e com alto teor de açúcar, bem como o baixo consumo de frutas e hortaliças. Um dos fatores contribuintes para essa mudança de hábitos foi a industrialização dos alimentos e o crescimento das redes de “fast food”.
OBJETIVO
Desenvolver um estudo no âmbito escolar sobre a prática da alimentação saudável oportunizando acesso dos alunos a informações sobre alimentação equilibrada e, sobretudo, levando conhecimentos sobre educação alimentar saudável, por meio de intervenções educativas e nutricionais que levam os alunos a se interessarem por uma alimentação nutritiva e variada, orientando os devidos valores nutritivos dos alimentos e suas respectivas reações no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população.
OBJETIVO ESPECÍFICOS
- Conscientizar os alunos sobre a importância de se alimentarem de forma correta, para minimizar os problemas de saúde presentes na comunidade escolar, visando diminuir os fatores de risco para muitas doenças.
- Fazer um estudo sobre a quantidade e a qualidade dos alimentos que são ingeridos pelos alunos cotidianamente e comparar os valores nutricionais destes alimentos com os valores considerados ideais para a sua idade e sexo.
- Estimular a alimentação saudável nos alunos buscando a promoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis, como prevenção ao aumento dos casos de obesidade e de doenças crônico-degenerativas na infância, e na adolescência.
- Criar atividades em que o educando possa ser um multiplicador de conceitos e práticas de alimentação e nutrição envolvendo toda a comunidade escolar (educadores, alunos e pais/responsáveis).
- Proporcionar a construção da consciência de como se alimentar de maneira adequada, econômica e saudável e multiplicá-los à família.
METODOLOGIA
A aplicação desta atividade será com as turmas do Ensino Médio matutino.
No início dos trabalhos os adolescentes serão informados dos propósitos da pesquisa e da importância de sua participação. Para introduzir o tema “hábitos alimentares” serão apresentadas aulas expositivas, complementadas por vídeos visando despertar a curiosidade e motivar o desejo de pesquisa. Através de um questionário previamente elaborado e aplicado à turma, será feita a coleta de dados que irá apontar os hábitos alimentares dos adolescentes, identificando os alimentos mais consumidos, preferidos e rejeitados; verificando a frequência semanal das refeições realizadas; identificando suas principais fontes de informação sobre alimentação, o grau de influência que as diferentes pessoas do convívio do adolescente apresentam sobre suas escolhas alimentares e determinando a frequência do contexto em que o adolescente alimenta-se em relação à companhia e lugar. A pesquisa deverá determinar os alimentos mais comuns na alimentação dos alunos, suas classificações, quantidades de carboidratos, lipídios, glicídios, proteínas, vitaminas e sais minerais. Finalizando esta etapa apresentaremos, como proposta de trabalho, a elaboração de textos e acrósticos, cartazes e palestras com nutricionistas sobre a importância da alimentação saudável, além da construção de uma pirâmide alimentar para exposição no saguão do colégio.
De posse dos dados coletados, os resultados serão tabulados e, no laboratório de informática, serão elaborados gráficos correspondentes às informações coletadas que irão nortear nosso trabalho. Através de aulas expositivas serão abordados os macro e micronutrientes dos alimentos, bem como suas funções e informações sobre onde são encontrados e qual a proporção indicada para sua ingestão de forma que os estudantes tenham conhecimento sobre alimentação saudável e sem prejuízos a saúde.
O próximo passo será a Avaliação Antropométrica da turma, através do Índice de Massa Corporal (IMC) e classificados de acordo com o sexo e idade pela World Health Organization (1995). A intenção é informar aos alunos seu estado nutricional e orientá-los em relação a seu comportamento alimentar, buscando corrigir os erros encontrados. A partir dos resultados criar na escola murais educativos com temas específicos sobre nutrição, como, por exemplo, alimentos diet/light (o que são e quando devem ser consumidos), dietas da moda (quais são, porque não funcionam a longo prazo e porque não são saudáveis), fórmulas mágicas que prometem o emagrecimento rápido e suas consequências, assim também sobre como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada.
O trabalho também abrirá oportunidade para visitas a supermercados para comparar preços de alimentos saudáveis e não saudáveis (verduras, legumes, frutas / biscoitos, refrigerantes, etc.) com apresentação dos resultados aos colegas, explicando a importância da relação custo–benefício na compra de alimentos preferências alimentares, além de reflexão sobre a produção, reutilização do lixo produzido por um e por outro tipo de alimento. Além disso, está prática proporcionará ações como:
a) Trabalhar rótulos de embalagens de alimentos conhecendo as consequências dos aditivos químicos quando o consumo de alimentos industrializados é indiscriminado; montagem de mural com a informação de cada alimento;
b) Pesquisar o valor calórico dos principais alimentos consumidos e elaborar cardápios de acordo com as necessidades calóricas levando-se em conta a idade e sexo;
c) Confeccionar painéis com alimentos que forneçam satisfação pessoal (prazer) fatores de risco e alternativa para o consumo do mesmo;
d) Afixar cartazes mostrando alimentos naturais e industrializados, utilizando colagens de panfletos de supermercado;
e) Coletar e discutir informações a respeito da alimentação oferecida na escola e planejar ações referentes ao assunto;
f) Emitir opiniões com argumentos, ler e interpretar uma imagem, ouvir diferentes opiniões, criar a partir de observações e informações coletadas, produzir e analisar anúncios (propaganda de alimentos);
g) Levantamento de casos de doenças nos familiares como provável consequência de maus hábitos alimentares (Através de questionário);
h) Reunião com os familiares e exposição da pesquisa realizada e palestra de orientação nutricional (nutricionista);
i) Criação de teatro, músicas (paródias) sobre alimentação saudável;
j) Serão trabalhados a construção de rostos com frutas, verduras e legumes a partir de colagem e desenhos produzidos pelos alunos.
k)Será desenvolvido o concurso de melhor Slogan referente a alimentação saudável;
os alunos farão grupos e elaborarão uma propaganda gravada em vídeo para ser vinculada na internet destacando a importância da alimentação saudável para a vida do ser humano.
É importante ressaltar que as atividades acima elencadas devem ser realizadas de acordo com a disponibilidade de tempo, sendo possível a opção por uma ou outra atividade.
Para concluir as atividades e como forma de proporcionar maior envolvimento dos alunos e comunidade escolar, o projeto proporcionará um espaço no qual seja possível oferecer a degustação de alimentos saudáveis (lanches), porém não muito consumidos pelas crianças e jovens, como alguns tipos de legumes, frutas e sucos, apresentando seus respectivos valores nutricionais e livreto com suas respectivas receitas. Da mesma forma, como ponto culminante do projeto, os alunos deverão orientar colegas, professores e comunidade sobre “hábitos alimentares” fazendo a entrega de Folder especialmente produzido no decorrer do projeto, reunindo informações como: pirâmide alimentar, orientações sobre a Avaliação Antropométrica, através do Índice de Massa Corporal (IMC), riscos de uma má alimentação, alimentos ricos em saúde e fotos que ilustrem o desenvolvimento do projeto.
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