Reflexão e Ação - Atividade IV - caderno III

Colégio Estadual Prof. Paulo Freire. – Londrina –PR
Orientador: Orlando Pereira Costa
Cursistas: Antonia da Silva, Josiane Aparecida Bressan, Rosangela Furnaletto Garcia, Luci Maria Henriques, Francisco de Paula Costa, Lourdes Mendes dos Santos, Célia Andréia Sant’ Anna.

Propostas e sugestões para mudanças no currículo do Ensino Médio
Na roda de diálogo, vária ideias foram levantadas, entre elas destacam-se algumas:
• Os alunos, em sua maioria, percebem as matérias curriculares como importantes para o próprio desenvolvimento intelectual, mas sobretudo, para serem aprovados nos vestibulares.
• Parte deles sugere que o currículo deve abranger conhecimentos cotidianos básicos, essenciais para sua autonomia, como por exemplo; conhecimentos nas áreas de elétrica e eletrônica, construção civil, marcenaria, mecânica, culinária, economia doméstica, entre outras;
• Muitos consideram o ensino em período integral a única alternativa para a abordagem dos conhecimentos supracitados.
• Todos percebem a inadequação do espaço físico escolar e espaços de aprendizagem alternativos, como; auditórios, salas ambientes, salas de multimeios, etc. Eles ainda questionam a qualidade dos equipamentos de multimídia ofertados pelo Estado, bem como solicitam uma rede de internet capaz de suportar toda a demanda escolar.
• Alguns ainda sugerem que a escola precisa se adequar fisicamente ao público que recebe, de modo a refletir seus gostos e costumes, como por exemplo, a grafitagem dos muros da escola.
• Outra sugestão foi a criação de uma estação de rádio escolar, comandada pelo Grêmio Estudantil, veiculando assuntos sugeridos pelos educandos e professores.