Reflexão e Ação - Atividade III - caderno III

Colégio Estadual Prof. Paulo Freire. – Londrina –PR
Orientador: Orlando Pereira Costa
Cursistas: Antonia da Silva, Josiane Aparecida Bressan, Rosangela Furnaletto Garcia, Luci Maria Henriques, Francisco de Paula Costa, Lourdes Mendes dos Santos, Célia Andréia Sant’ Anna.

Finalidade da Educação Básica
Apesar da diversidade cultural apresentada por nossos alunos, procuramos sempre trabalhar os conteúdos curriculares de forma integrada aos conhecimentos e experiências vivenciadas anteriormente visando um processo de aprendizagem mais completo, que os preparem para participar de forma ativa e crítica dos processos sociais como agentes de transformação.
Obviamente nossas intenções e esforços não têm alcançado de forma satisfatória os objetivos a que nos  propomos, pois alguns entraves que independem de nossa vontade e decisão dificultam nosso trabalho. Podemos citar como exemplo o fato de trabalharmos com salas superlotadas, carteiras desconfortáveis para os alunos, ferramentas tecnológicas não funcionais, espaço físico inadequado para o desenvolvimento do processo aprendizagem.
Isso tudo causa desestímulo tanto para quem ensina como para quem aprende, dificultando o relacionamento professor/aluno, tão decisivo para a efetivação da aprendizagem.