Reflexão e Ação - Atividade II - caderno III

Colégio Estadual Prof. Paulo Freire. – Londrina –PR
Orientador: Orlando Pereira Costa
Cursistas: Antonia da Silva, Josiane Aparecida Bressan, Rosangela Furnaletto Garcia, Luci Maria Henriques, Francisco de Paula Costa, Lourdes Mendes dos Santos, Célia Andréia Sant’ Anna.

Análise das Diretrizes Curriculares – pontos polêmicos
De acordo com as Diretrizes Curriculares, a forma de ensinar está contemplando a aprendizagem do aluno do Ensino Médio, porém a discussão do grupo gerou a polêmica da “teoria à prática”, pois a maioria das escolas não têm estrutura alguma para fazer um trabalho globalizado de conhecimento científico.
O grupo chegou também à discussão que existem muitos conteúdos desvinculados da prática do dia-a-dia do aluno, assim como existem conteúdos que deveriam ser mais contemplados e aprofundados à uma efetiva aprendizagem.
Outro problema elencado pelo grupo foi a dificuldade encontrada ao se planejar um trabalho interdisciplinar, pois os professores de disciplinas afins necessitariam de um tempo maior juntos, para planejarem ações coletivas de forma a alcançar uma maior interação e articulação entre os diferentes campos de saberes específicos.
A falta de estrutura e de espaço físico adequado para desenvolver os trabalhos científicos  e tecnológicos são pontos polêmicos apontados como barreiras para a efetivação de uma aprendizagem de qualidade.