"Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura?”
Existem muitas relações e das mais “intimas”. Primeiramente seguimos uma grade curricular que possui todos os temas, sendo criado por aqueles e lecionado por estes que possuem consciencia e opiniao sobre elas, então começo o primeiro item desta questão: a quebra da balança, as vezes criadas por nós sobre os conteúdos, sendo que muitas vezes estes são equilibrados. A opinião do professor é importante desde que não influencie negativamente na criação das opiniões e habilidades de seu aluno. O professor que mostra o caminho respeitando o aluno, não só faz com que ele evolua como evolua mais rápido respeitando a opinião do professor em maior percentagem. Sendo assim, além da teoria e prática passada pelo professor, o aluno assiste também o próprio conceito vindo dele, o aluno aprende a valorizar as diferenças sendo preparado para conseguir entender e respeitar outras culturas, entender e respeitar o nosso país.
Mesmo não sendo trabalhado um conteúdo que possui espaço mais amplo para o ensinamento relacionado a tecnologia, um professor que a domina, utiliza-a ao seu favor, dentro ou fora da sala de aula, podendo conseguir não só dar aulas mais atraentes e volumosas, como também atualizar o aluno sobre estas novas ferramentas.
Trabalhar o conteúdo de forma abrangente, questionar e ouvir o aluno, na teoria e pratica acompanhada quando conveniente ou necessária tecnologia, irá fazer o aluno conhecer o mundo em que vive, podendo ter uma melhor inicialização no mercado de trabalho.