Colégio Estadual Prof. Paulo Freire. – Londrina –PR
Orientador: Orlando Pereira Costa
Cursistas: Antonia da Silva, Josiane Aparecida Bressan, Rosangela Furnaletto Garcia, Luci Maria Henriques, Francisco de Paula Costa, Lourdes Mendes dos Santos, Célia Andréia Sant’ Anna.
“Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura?”
As relações existentes entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura ocorrem a partir da vivência do aluno, buscando realizar a contextualização do currículo através da organização dos saberes, dando ressignificação aos conteúdos.
Pretendendo despertar nos alunos o desejo pelo novo, pelos saberes tecnológicos e científicos, incorporando-os através do diálogo entre os campos teórico e prático, ampliando os territórios do conhecimento.
É necessário pensar em uma escola mais atraente (para o professor e para o aluno ) que estimule a criatividade, desenvolva as potencialidades individuais e coletivas.
As aulas práticas lidam com problemas concretos do mundo real, provocam a reflexão sobre questões para as quais não há apenas certo ou errado, mas também um maior aproveitamento para o ensino-aprendizagem tanto para alunos como professores, gerando uma melhor interação em sala de aula.
Na opinião de Paulo Freire (1996) “Não há dúvida em que as condições materiais em que, e sob que vivem os educandos, lhes condicionam a compreensão do próprio mundo, sua capacidade de aprender, de responder aos desafios.”