Conforme informações repassadas às orientações de estudos nas escolas (do Sismédio), seguem fragmentos de debates realizados com base nos 6 (seis) cadernos temáticos ao longo do segundo semestre/2014: ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. Diário da Temática 1. Com base na reconstrução histórica até aqui apresentada, penso que o principal desafio para o Ensino Médio na realidade brasileira é a integração entre educação e trabalho para os estudantes. Entendo que são muitos os desafios para o aluno trabalhador, bem como para o aluno estudante, mas o fato é que a grande maioria dos alunos do Ensino Médio é composta por estudantes trabalhadores. O quê vem antes, o estudo ou o trabalho? Estudar para só depois decidir o campo profissional? Ou deixar os estudos por conta das necessidades impostas pelo mundo do trabalho para suprir as necessidades do cotidiano? É fato que na perspectiva posta pelo modo de produção capitalista, o trabalho apresenta-se como a alternativa inevitável para a classe trabalhadora, por isso, para a grande massa que vive do trabalho, o estudo nem mesmo entra na lista de prioridades pessoais e/ou familiares. O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO. Diário da Temática 2. Dentre as determinações que envolvem a juventude, cumpre pensarmos a construção social do jovem, para além do aspecto cronológico. Fundamentalmente, o debate referido, não deve ser limitado à simples cronologia, sendo que a idade do jovem constitui-se em relação à construção das identidades dos alunos na esfera escolar e social, no que tange à construção identitária dos sujeitos. No final do enunciado da questão, emite-se a idéia de que os jovens estudantes constroem o seu modo próprio de ser jovem como um passo para compreender suas experiências, necessidades e expectativas. Entretanto, é preocupante o modelo de jovem apregoado pela sociedade atual, leia-se o mundo do trabalho, as redes sociais, dentre outras peculiaridades. O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. Diário da Temática 3. Trabalho, ciência, tecnologia e cultura estão indissociados do mundo do trabalho. “Compreendidos dessa forma, trabalho, ciência, cultura e tecnologia se instituem como um eixo a partir do qual se pode atribuir sentido a cada componente curricular e a partir do qual se pode conferir significado a cada conceito, a cada teoria, a cada ideia” (MEC- Caderno III, p. 9). Neste sentido, tudo o que ensinamos em sala de aula tem alguma relação com o mundo do trabalho, ou seja, como uma ponte que interliga um ao outro lado do rio, uma relação direta entre teoria e prática, entre educação e trabalho. AREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR. Diário da Temática 4. A educação alimentar é, dentre outros assuntos, condição de elucidação de dois aspectos, um de ordem científico/prática – o alimento –, e outro de ordem crítico/social – o capitalismo por trás da questão alimentar. Logicamente, precisamos pensar a educação alimentar na ótica integradora. Note-se como o sistema capitalista se apropriou das necessidades físicas de alimentação para expropriar a classe trabalhadora – principalmente –, induzindo esta ao consumismo, tanto que o alimento no modo de produção capitalista não é apenas uma questão de subsistência e manutenção da vida e da saúde, mas de venda e captação de lucros por parte das grandes corporações capitalistas. Isto se exemplifica observando os supermercados, açougues, fast-foods, restaurantes, etc. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA. Reflexão e Ação do Diário da Temática 5. Acredita-se que as ações de gestão estejam ocorrendo em benefício da escola. Aquilo que é necessário, o corpo docente e administrativo é consultado. Outras decisões cabem à direção, não dependendo do envolvimento dos professores, funcionários administrativos e pedagógicos. Identifica-se normalmente o Conselho Escolar despachando questões de sua competência no espaço escolar. AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. Reflexão e Ação 6. As definições de avaliação estão dizendo respeito diretamente à concepção diagnóstica, contínua e permanente. Os instrumentos mais utilizados são: provas escritas, trabalhos de pesquisa em grupos. Os critérios para atribuição de notas estão diretamente relacionados ao sistema de avaliação da escola, que é somatório. É o Conselho de Classe final que define a situação de cada aluno ao final do ano letivo.