Atividade REFLEXÃO E AÇÃO
4º GRUPO PÁG 38
CLÓVIS ORTIGARA
DENISE ELIZABETH PASQUALETTO
FRANCISCA FIRMINO DA SILVA
ELEDIR IGNÁCIO DOS SANTOS
Identificação de ações de caráter patrimonialista presentes no interior da escola ou na relação desta com os pais. Faça o mesmo com exemplos concretos de “autonomia concedida” e autonomia efetiva nas escolas onde atuam.Formas que podem ser rompidas e superadas as práticas patrimonialistas existentes na escola.
Sabemos que a gestão democrática escolar só é possível com a AUTONOMIA para praticá-la. Essa autonomia escolar é a capacidade de auto dirigir-se relativamente em relação aos aspectos e dimensões que a constituem (pedagógico, administrativo e financeiro).
O fator que dificultam a autonomia escolar: patrimonialismo (gestão e legislação). Sendo que a anatomia na vida em sociedade será sempre relativa; devido a contraposição do bem coletivo em detrimento da autonomia individual.
A autonomia escolar, nas dimensões administrativa, financeira e pedagógica está prevista no art.15 da LDB, porém é preciso:
Não podemos confundir descentralização de poder com descentralização de tarefas. E a não identificar autonomia da gestão financeira, com abandono a sua autossustentação. Saber que a autonomia pedagógica é construída sobre uma base curricular nacional mínima a autonomia escolar deve incluir a participação de todos: professores, funcionários, gestores, alunos e suas famílias. Autonomia não se concede, se conquista! Os fatores que dificultam a participação da comunidade escolar na gestão da escola, são:
Condições de trabalho; Disputa interna de poder; Posturas de resistência e inconformismo (aberta ou velada); Democracia na escola depende do embate de posições.
No embate de posições criam-se as condições para que os usuários internos e externos da escola assumam responsavelmente as decisões.
Três aspectos que condicionam a participação dos pais na vida da escola;
I Condicionantes econômico-sociais
II Condicionantes culturais
III Condicionantes institucionais
A- Identificação de ações de caráter patrimonialista presentes no interior da escola ou na relação desta com os pais. Os pais apresentam desinterese atribuido a descrença de que se é possível resolver situações considerando os prazos e a falta de compromisso do Estado. Em nossa escola a APAF funciona ativamente, e os pais participam e autorizam melhorias e aquisições possíveis.
B- Exemplos concretos de “autonomia concedida” e autonomia efetiva em nossa escola:
• Orçamento democrático escolar
• Projeto Político Pedagógico (PPP)
• Grêmio Estudantil
• Elaboração e execução de projetos pertinentes a realidade escolar.
C -Forma como os pais se manifestam a respeito dos três aspectos que condicionam a participação deles na vida escola
Não termos tido oportunidade de contato com os pais; vezes devido à fase adulta de alguns alunos, outras condicionadas pela própria ausência dos pais de adolescentes à escola, ou ausência de chamamento destes. Os pais devem envolver-se com as atividades escolares, e com trabalhos de natureza política e não como vigilância.
D- Formas de articulação com os familiares dos alunos que ajudem a superar os condicionantes que dificultam sua participação. SUGERIMOS: Realização de um Fórum de Pais onde seja discutida a importância do envolvimento familiar na vida escolar dos filhos.