Colégio Estadual do Campo Terra Boa
NRE: Região Metropolitana Norte
Orientadora: Ivone Simioni Polli
Autores: Ana Maria Bonfim; Edevaldo G. dos Santos; Edinéia de Almeida; Gisele Bero; Jaqueline S. Santana; Karin J. M. Gonçalves; Michele J. O. Camargo; Neuri dos Santos; Sandro J. R. Bonatto;
Seminário Integrador - 2015
No Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Terra Boa, desenvolvemos, há 2 anos, um projeto Interdisciplinar chamado Seminário Integrador. Este ano, o tema central é Sustentabilidade. Para o desenvolvimento dos trabalhos os alunos são reunidos em grupos de 4 a 5 indivíduos, e com orientação dos professores, devem associar todas as disciplinas sobre o tema central Sustentabilidade. Para facilitar o desenvolvimento do Seminário as equipes devem preencher a seguinte ficha:
1. Tema:
2. Orientador (a):
3. Alunos:
4. Aluno (a) coordenador (a) da equipe
5. Turma:
6. Objetivos:
7. Construa o mapa conceitual abaixo, sobre o tema estudado.
A ideia de um Seminário Integrador aconteceu para que os conteúdos e disciplinas fiquem integrados. Pois, cada tema deve contemplar todas as disciplinas estudas, fornecendo ao assunto uma visão integral e abrangente. Neste processo educacional os professores orientaram no sentido de aprimorar a visão crítica do aluno, sua autogestão, criatividade e auto-realização. A missão do professor neste processo é auxiliar o aluno a atingir seu potencial. O Seminário Integrador é uma tentativa de tornar mais significativa à aprendizagem. E, como observado pela avaliação realizada pelos alunos, em 2014, 99% dos alunos responderam que aprenderam com este trabalho.
Utilizando a interdisciplinaridade todos ganham, pois o conhecimento recupera sua totalidade e complexidade. Os professores pela necessidade de melhorarem sua interação com os colegas e repensar a sua prática docente. Os alunos por estarem em contato com o trabalho em grupo, tendo o ensino voltado para compreensão do mundo que os cerca. E, por fim a escola, que tem sua proposta pedagógica refletida a todo instante e, também, ganha como parceiros a comunidade. Pois, o entendimento do mundo em que estão inseridos os alunos, parte do principio de se ouvir também a comunidade.
A realização do Seminário Integrador foi uma experiência muito interessante sendo observada motivação, curiosidade e, como mostrado pela avalição realizada pelos alunos conhecimento. A vivência da interdisciplinaridade causou uma mudança de atitude perante o conhecimento, pois ocorreu substituição de uma concepção fragmentária pela integrada.