ETAPA II CADERNO 2
CIÊNCIAS HUMANAS – REFLEXÃO E AÇÃO 4
Os professores apresentaram a relação que existe entre alimentação, cultura, história e saúde. Eles optaram por investigar a identidade alimentar das regiões do Brasil. Propusemos aos alunos uma investigação sobre o tema alimentação. Os alunos foram divididos em equipes que escolheram as regiões a serem pesquisadas.
Os estudantes pesquisaram a cultura alimentar de cada região do Brasil. Utilizaram várias fontes de informação: internet, livros, revistas, jornais, etc. Dentro de cada região, relacionaram as comidas típicas com a história da região e com a produção local de alimentos. Na sequência, decidiram elaborar um mapa conceitual com a orientação e ajuda dos professores.
Cada equipe construiu seu mapa alimentar regional e com estes resultados pudemos discutir e fazer análises complementares elaborando em conjunto o mapa conceitual alimentar e cultural que segue em anexo.
Os alunos deixaram claro no mapa que elaboraram a ralação entre a história de uma região e a alimentação típica dela, como no caso dos tropeiros e a cultura do churrasco no Rio Grande do Sul.
Obs: em anexo o trabalho prático realizado pelos alunos, com a orientação dos professores cursistas.
Cursistas: Daniel de Oliveira, Fernando Lacerda, Jefferson Kimura, Marlene Mattos, Nelson Ribeiro, Simara Alves da Silva.
Orientador de Estudos Everton Souza
Col. Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento – EFM (Curitiba)