Reflexão e Ação 4 - Ciências Humanas

ETAPA II CADERNO 2
CIÊNCIAS HUMANAS – REFLEXÃO E AÇÃO 4            

                            Os professores apresentaram a relação que existe entre alimentação, cultura, história e saúde. Eles optaram por investigar a identidade alimentar das regiões do Brasil. Propusemos aos alunos uma investigação sobre o tema alimentação. Os alunos foram divididos em equipes que escolheram as regiões a serem pesquisadas.
                           Os estudantes pesquisaram a cultura alimentar de cada região do Brasil. Utilizaram várias fontes de informação: internet, livros, revistas, jornais, etc. Dentro de cada região, relacionaram as comidas típicas com a história da região e com a produção local de alimentos. Na sequência, decidiram elaborar um mapa conceitual com a orientação e ajuda dos professores.
                            Cada equipe construiu seu mapa alimentar regional e com estes resultados pudemos discutir e fazer análises complementares elaborando em conjunto o mapa conceitual alimentar e cultural que segue em anexo.
                            Os alunos deixaram claro no mapa que elaboraram a ralação entre a história de uma região e a alimentação típica dela, como no caso dos tropeiros e a cultura do churrasco no Rio Grande do Sul.

Obs: em anexo o trabalho prático realizado pelos alunos, com a orientação dos professores cursistas.

 

 

Cursistas: Daniel de Oliveira, Fernando Lacerda, Jefferson Kimura, Marlene Mattos, Nelson Ribeiro, Simara Alves da Silva.

Orientador de Estudos Everton Souza

Col. Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento – EFM  (Curitiba)