REFLEXÃO E AÇÃO 4 - CADERNO 1

Trabalho realizado pelas professoras do Colégio Estadual Rocha Pombo - Morretes - litoral do Paraná

Ana Cristina Cassilha

Daiana Dal Negro

Luiza Maria Wicthoffet Machado

Maria Alice Mansur Smaka

Silvia de Souza Rey

 

REFLEXÃO E AÇÃO 4 - CADERNO 1

O Brasil, ainda, não conseguiu universalizar o acesso ao ensino médio, porque, apesar da obrigatoriedade vivemos num país com um dos maiores índices de desigualdades social do mundo.
É necessário que se faça, urgentemente, uma política pública redistributiva e emancipatória, para retirar do mercado de trabalho - formal e informal - todas as crianças e jovens até a idade legal de conclusão do ensino médio. Somente com medidas na área de educação e de formação profissional e com programas de trransferência de rendas, esses jovens terão acesso a mais oportunidades.
Nesse sentido, os últimos governos já vem demonstrando uma preocupação maior com essa parcela da população, para desgosto das elites, com a criação de vários programas que beneficiem à essa camada da população acesso à população.
A escola pública terá que promover, em médio prazo, políticas de melhoria das condições de trabalho e de valorização dos profissionais da educação além de dar continuidade às ações de manutenção e renovação de equipamentos e construção de novas unidades escolares.
Para que a universalização do ensino médio aconteça,  precisamos dar dignidade para a classe social que tem ficado à margem do desenvolvimento ocorrido no país e que ocorra um maior comprometimento dos profissionais da educação que trabalham com as series inicias e finais de ensino fundamental e Ensino Médio. Só assim teremos alunos preparados e dedicados exclusivamente aos seus estudos.