REFLEXÃO E AÇÃO
A partir da reconstrução histórica apresentada por meio do material, caderno 1 (temática 1), pede-se identificar os desafios que permanecem para o ensino médio dentro da realidade brasileira, levando-se as explicações para os aspectos levantados.
Um dos maiores desafios contemporâneos do ensino médio é, justamente, o de manter o aluno na escola.
A escola precisa, neste momento acompanhar as mudanças da sociedade para não mais afastar os alunos e,segundo Daniel Cara, “o ensino médio deveria ser pensado como algo próprio para os adolescentes, assim como a educação infantil é pensada para crianças...”
A preocupação não deveria ser apenas com o desenvolvimento cognitivo, mas com aspectos relevantes como o sociocultural, com um ensino médio voltado para a qualidade social do aluno para este produzir e definir uma identidade própria.
A criação de políticas educacionais para sanar grandes desafios tais como superar a ideia de que o ensino médio serve apenas como uma via para chegar ao vestibular, ou então, reduzir a evasão e a repetência é de suma importância na medida em que deverá inserir o aluno na sociedade como um ser capaz de pensar, agir, e produzir sabendo lidar com algumas questões éticas e afetivas.
Muitas explicações surgem para melhorar a qualidade de ensino, tornar a escola mais atrativa, modificar ações para facilitar o aprendizado embasado em estudos de diversas áreas, mas um fator determinante afirmado, inclusive pelos alunos é que a escola deve criar mecanismos que correlacionem a sala de aula com o mundo real. E esse fator seria determinante para manter o aluno na escola, reduzir significativamente e ou eliminar a evasão escolar.
Fonte:
Reflexão sobre o ensino médio