REFLEXÃO E AÇÃO 2 PÁG 18 25.04.2015

ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO GRUPO2 DA ORIENTADORA DENISE PASQUALETTO
CEEP CASCAVEL PARANÁ – SISMEDIO 25.04.2015

Eloísa Antunes
Ederson David Miranda
Anna Joyce Pereira Costa
Hefrèn Tadeu Teixeira Alves
Adriana Aparecida do Nascimento Pereira
Fabio Giacomel

A partir da análise das propostas de interdisciplinariedade chegamos a um conceito um tanto quanto diverso do que apresentado no texto base proposto pela SEED. Pensamos que a interdisciplinariedade não é "um simplesmente ir ao universo de outra disciplina" e se apropriar de conceitos próprios de outra ciência, mas que o verdadeiro sentido da interdisciplinariedade está em cada área do conhecimento proporcionar suas ferramentas para compreensão de um problema comum onde todas as outras áreas possam contribuir para a formação de um novo conhecimento.

Por exemplo no curso técnico do meio ambiente se uniram as disciplinas da Base curricular nacional comum e as disciplinas técnicas para desenvolver projetos de interdisciplinariedade a partir do tema Sustentabilidade. Desse problema comum cada área apresentou pontos relevantes para o desenvolvimento das ações.

Na disciplina de  Educação Ambiental a sustentabilidade se apresenta de forma a buscar alternativas de desenvolvimento econômicos que consigam garantir o menor impacto ambiental possível.

Na disciplina de Gestão de Resíduos busca-se alternativas de reaproveitamento, reciclagem e disposição e tratamento adequado dos resíduos pretendendo-se dessa maneira auxiliar no desenvolvimento sustentável.

Já a filosofia traz uma reflexão a partir da escola de Frankfurt onde Adorno e Horckheimer fazem uma crítica ao desenvolvimento desenfreado da ciências técnicas e levantam a bandeira social de uma ciência preocupada com a sustentabilidade.

Com base nisso reafirmamos que a interdisciplinariedade não é um simples emprestar o conhecimento de outra disciplina, mas que a própria disciplina sirva-se de seus conhecimentos para o desenvolvimento de um conhecimento eficaz para a construção de novos conhecimentos.