ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO GRUPO DA ORIENTADORA DENISE PASQUALETTO
CEEP CASCAVEL PARANÁ – SISMEDIO 25.04.2015
ANETE TEREZINHA TRASEL
ANDRÉ JANDREY
EVALDO MARTINS S. FILHO
ELEDIR IGNÁCIO DOS SANTOS
CRISTIANE LUZIA CAMBOIN BISSANI
CLÓVIS ORTIGARA
EUNICE BILLER
FRANCISCA F. DA SILVA
INÊS DOS SANTOS
O “encargo da compreensão”. Leia o texto e discuta este conceito entre seus colegas. Registre em um texto as principais ideias debatidas, e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar.
Pagina 18. Caderno 2
O pensamento coletivo proporciona uma reflexão e melhora nossasperspectivas. Acreditamos que o debate e o diálogo entre professores se tornam cada vez mais frequentes, proporcionado pelo curso doSISMÉDIO. Com esses encontros professores de diversos cursos edisciplinas tem oportunidade de interagirem. Além da presença depedagogas para esclarecimentos pedagógicos.
Necessitamos realizar trocas e resultados de experiências tanto emsala como no trabalho, para que nossas dúvidas e experiências nãosejam em vão. Isso pode acontecer através do projeto interdisciplinar.
O desenvolvimento profissional do educador depende desses encontrosgrupos de estudo, troca de observação em classe. A atividadeinterdisciplinar esta ocorre e se faz presente no momento em todos os Cursos e Disciplinas, estas fazem parte do contexto decada aluno sendo assim não faz sentido isolá-las.
Um ensino de qualidade requer interesse por parte dos professores, deunião, de busca ao conhecimentos, promoção de debates como este, fazercom que cada matéria tenha uma ligação com a outra. A partir domomento em que o aluno assimilar esta ligação ele irá se sentir maiscontextualizado no assunto.
Com o tema ciências humanas criamos projetos com indicadores para ascaracterísticas fundamentais do município em sua dimensão social,material e cultural, tendo como público alvo alunos. Interagir todosno contexto, seja familiares, modelos culturais e sócio - econômicos.Assim, podemos contribuir para criação de uma ferramenta própria com ointuito de construir um conhecimento necessário e transformando emconhecimento acessível formal e informal.
Para que se crie um projeto de integração interdisciplinar é necessário que os professores adentrem na disciplina alheia, conheça os princípios que norteia a dada disciplina, quando isto é possível os conhecimentos podem ser transmitidos/ensinados de forma mais aprofundada e com mais sentido para os educandos. No entanto os momentos para a integração dos professores e de suas disciplinas são poucos e desta forma é difícil a realização de tal feito. Faz-se necessário que o governo possibilite tempo hábil para a realização de um planejamento interdisciplinar e o desmembramento em ações para tal realização.
No curso de Técnico em Informática do CEEP Cascavel, possuímos um projeto de integração multidisciplinar encaixado na disciplina de Análise, no conteúdo de Trabalho Final, onde os alunos realizam um levantamento de informações e um projeto de software que utiliza um banco de dados, conteúdo trabalhado na disciplina de banco de dados e elaboração de um aplicativo desenvolvido em linguagens de programação que é aprofundada na disciplina de Internet e Programação Web. Através deste trabalho os alunos conseguem visualizar o curso na sua totalidade, pois além das disciplinas citadas que estão presentes no último ano, interage com as disciplinas trabalhadas nas séries anteriores de forma direta e indireta.