Reflexão e Ação 2 caderno 4 Linguagem

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA MARIA DE LOURDES RODRIGUES MOROZOWSKI. PARANAGUÁ

ORIENTADORA: RAQUEL TAVARES BARBOSA MOREIRA

PARTICIPANTES:

ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA JUNIOR

CLAUDIA DANIELE SANTOS BATISTA

FRANCISCO CORDEIRO

JEFERSON SIVEK

LUCIANO SCHMITT

MARIA ANGÉLICA BRAUER MANTOVANI CASAGRANDE

NADIA CRISTINA SERMANOVICZ

NEILA CORDEIRO DE CARVALHO

NILSON MARIANO

RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DO CARMO ALVES

VIVIAN CATHARINA GOMES REBELLO

                                       ATIVIDADE 2  CADERNO IV

A linguagem é o resultado da construção social e, por isso, histórica. Varia de acordo com a cultura determinada e determinante da sociedade. As relações sociais impõem ritmos, posturas e ditam as regras, costumes e comportamentos dos sujeitos.

line-height:115%">         Assim, sendo o contexto histórico e social responsável pelo repertório de linguagem é ainda fundamental para a construção da estrutura cognitiva de pensamento e intencionalidade de ações.

line-height:115%">         Entendem-se como linguagem todas as formas de expressão que vão além da oralidade e da escrita, manifestando-se na cultura corporal, no vestuário, nos rituais dos grupos sociais e no senso estético das várias classes.

A partir da capacidade de conhecimentos sobre linguagens os sujeitos podem opinar, passando a não se submeter, inconscientemente, às imposições linguísticas superando assim, a mera reprodução. Este nível de domínio linguístico proporcionará possibilidades de mudança social.

 

line-height:115%">