Reflexão e Ação 2 - Caderno 1: Levantamente sociais, econômicos e culturais do Ensino Médio

Após um breve estudo com os docentes como professora  observei que os alunos do Ensino Médio apresentam uma grande diversidade de classes sociais, tendo em sua minoria condições melhores de qualidade de vida. No aspecto econômico muitos estudantes no ensino médio dependem de sua família para manter-se financeiramente, isto é um relato observado no período matutino. Alguns ao longo do estudo conseguem trabalho, fazendo sua transferência escolar no EJA ou no período noturno e no decorrer desse processo por questões sociais desistem. Umas das formas de analisar a extensão cultural é que poucos apresentam condições para usufruir das novas possibilidades sendo elas, tecnológicas, cursos, viagens, isto é obviamente um dos critérios que integram a cultura em um ambiente social e regional,  e a falta de uma matriz curricular que envolva tais aspectos culturais através de projetos para estes alunos que necessitam ter uma formação humana integrada socialmente e culturalmente resultaria em estímulos que desenvolveria um aperfeiçoamento de ensino na rede pública. Para isto, é necessário os órgãos públicos educacionais investirem em novas tecnologias, não somente em cotas, bolsas, mas sobretudo na base curricular de cada brasileiro, uma educação de qualidade em todos os aspectos sociais, econômicos e culturais.