REFLEXÃO
1) Percebe-se uma grave problemática construída historicamente a partir do “esvaziamento “dos conteúdos programáticos para toda a classe trabalhadora que são impedidas por meio de suberterfúgios ao ensino de qualidade para essas camadas e às condições de emancipação econômica e o direito universal da participação da construção de uma sociedade igualitária. Hoje ainda isso acontece pelos mais variados fatores, cujas consequências torna a população com altos índices de desigualdades, impossibilitando de corrigir distorções que foram construídas a partir de um controle seletivo das classes dominantes com objetivos claros que resultam na exclusão sócio econômica e política, exemplo disso: a retirada das disciplinas de Filosofia e Sociologia da grade curricular, as quais contribuem para as reflexões fundamentais da crítica social.
Nós, professores desta área, temos os desafios que opermanecem parao na realidade brasileira:
A) Descolarização – Desconstruir políticas nocivas que davam privilégios aos interesses econômicos e não à sociedade.
B) Não dissociar o ensino técnico do médio - Implantar um curso de acordo com a realidade da comunidade, pois hoje quem oferece esta modalidade é a rede privada.
C) Estabelecer metas – Deixar claro no PPP (Projeto Político Pedagógico) qual a finalidade do nosso ensino se é para passar no vestibular, arrumar um bom emprego ou formação humana?
D) Empobrecimento dos Currículos – Que os professores e pedagogos estejam atentos para o que e para quem estamos ensinando, ou seja, estar sempre se reciclando, por exemplo: A questão que envolve o Oriente Médio.
E) O que é restritivo e proibitivo em relação às tecnologias – Ter consciência que o uso destas devem ser encarados como mais uma ferramenta.
2) Observa-se no local de estudo de forma genérica ausência de hábitos saudáveis ao ambiente escolar tais como: leitura, estudos em grupos, produção de material que envolva o uso das tecnologias, ainda existe uma grande dificulddade no manuseio destas ferramentas, fruto de um intenso bambardeio de informações (mídias) contraditórias favorecendo a descontrução da ação pedagógica e dificultando o desenvolvimento de pensamento crítico que objetiva a emancipação do sujeito em questão.