REFLEXAO E AÇAO
Orientadora:Simone M. Rizental
Alunas: Maria Salete Da Silva Bozza, Sirley,Roserlei,Mª Aparecida,Marivania.
De acordo com o caderno 4, são os conhecimentos sobre linguagens que, ao serem mobilizados na atividade educativa, podem favorecer o alcance de direitos de aprendizagem e desenvolvimento no Ensino Médio. E faz a seguinte exposição desses conhecimentos:
1) O conhecimento sobre a organização e o uso crítico das diferentes linguagens. Diz respeito às diversas possibilidades de uso das linguagens em práticas sociais, que quando chegam ao estudante de forma significativa, possibilitam uma ampliação de saberes relativos à produção de identidades, das relações sociais e da própria realidade.
2) O conhecimento sobre a cultura patrimonializada local, nacional e internacional. Compreende o acesso à cultura patrimonializada pelo viés da reflexão crítica sobre o próprio processo de patrimonialização, sempre envolto em ideologias, interesses e jogos de poder, compreendendo desse modo também o acesso aos bens culturais que não foram institucionalizados. Se por um lado têm-se patrimônios como as cidades históricas, a literatura, as artes plásticas, há também todo um conjunto de expressões do bairro e da própria escola que são bens culturais importantes para o posicionamento daqueles sujeitos na estrutura social. Muitas vezes, a comunidade perde em organização social e bem-estar por não conhecer e lutar pela valorização de um patrimônio seu.
3) O conhecimento sobre a diversidade das linguagens. Está relacionado à valorização e/ou desvalorização de grupos à medida que compreende a construção das identidades socioculturais, e a consequente inserção em práticas políticas, éticas e estéticas. Os estudantes podem se beneficiar do compartilhamento e da reflexão sobre o outro e o que o constitui. O conhecimento sobre a diversidade se legitima pela vivência da diferença, não cabendo aí a imposição de algumas codificações culturais como melhores que outras.
4) O conhecimento sobre a naturalização/desnaturalização das linguagens nas práticas sociais. Compreende o reconhecimento de que as manifestações de linguagem se estabilizam através de um processo histórico e social que envolve relações de poder e hegemonia. Muitas das representações que tratamos como naturais e imutáveis, podem manter relações de colonização, de desigualdade de gêneros, de preconceitos étnico-raciais. Quando os estudantes se percebem como produto e produtores de linguagens, podem desenvolver-se uma dimensão crítica sobre a linguagem que, desnaturalizada, favorece a participação e a mudança social.
5) O conhecimento sobre autoria e posicionamento na realização da própria prática. Trata-se de um conhecimento sobre as possibilidades e limites da própria ação que se forma pela experiência da participação política e do protagonismo. Consiste, além disso, em uma ampliação das referências através das quais os estudantes estabelecem critérios que permitem avaliar a sua própria conduta, e entender e caracterizar a conduta dos outros.
6) O conhecimento sobre o mundo globalizado, transcultural e digital e as práticas de linguagem. Compreende as práticas e problemas sociais resultantes dos ajustes e desajustes nos planos macroeconômicos, tecnológicos, de comunicação e transporte que impactam as formas de ser e agir no mundo contemporâneo. Assim, esse conhecimento diz respeito à prática social transversal e globalizadora decorrente do rompimento das fronteiras espaço-temporais que põem em cena as mestiçagens linguísticas, culturais, étnicas, sociais etc. características desse início de século.
O acesso a saberes sobre o mundo digital é fundamental aos estudantes do Ensino Médio, pois:
1) as práticas digitais, direta ou indiretamente, impactam o seu dia-a-dia,
2) certamente já lhe despertam o interesse, o que favorece o ensino significativo,
e 3) delas podem melhor se apropriar técnica e criticamente para sua participação social e profissional.
Nesta unidade discutimos a formação da área de Linguagens, o conceito de linguagem e apresentamos os conhecimentos da área. Agora vamos refletir um pouco sobre esses temas através da discussão do vídeo Teatro de sombras, Grupo Atraction:
1. Assistir ao vídeo, procurando observar e anotar:
a) Quais são as relações entre linguagem e construção da realidade;
No vídeo, pode-se observar uma relação direta entre a linguagem utilizada através da interpretação de um tema em forma de teatro para construção da realidade que envolve as relações de afeto, poder e politica e suas influências na vida dos indivíduos. Cada espectador interpreta de forma livre o tema, segundo os conhecimentos que possui, o livre arbítrio possibilta uma visão diferente.
b) Como as práticas de linguagem estão atreladas aos contextos sociais e históricos;
O video explora através da linguagem corporal , a história de um casal, desde o seu primeiro encontro, casamento, relação familiar, convocação e participação na guerra, morte e desagregação familiar, representa ainda o poder do estado e da politica e sua influência na vida do individuo.
c) Como os conhecimentos de linguagem listados acimas aparecem no vídeo.
Todos os conhecimentos se apresentam , seja através do uso da linguagem não falada e escrita, mas da corporal em forma de teatro e música, através da reprodução de condutas sociais e familiares, apresentando a ideologia politica e a estrutura do poder que possibilita a compreensão do contexto social, politico e econômico do mundo globalizado e sua influência na vida do individuo.
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