Os sistemas educacionais de cada estado deverão prover ao Ensino Médio na modalidade de Educação para Jovens e Adultos condições para a formação profissional aliada ao ensino regular, com vistas a implementar um formato de educação que contribua para a formação integral do aluno, incentivando a profissionalização para a inserção no mundo do trabalho. O PROEJA é fato, pelo Decreto 5840, porém percebe-se que as escolas que ofertam o curso não contam com profissionais suficientes para desenvolver o trabalho educativo com qualidade, além disso, os recursos para a educação ainda são bastante restritos e dependem de uma série de ações burocratizadas que desestimulam os sujeitos da escola que estão a frente do trabalho.
Atualmente, faz-se necessário fortalecer as redes estaduais da educação profissional e tecnológica, modernizar e expandir as redes públicas de ensino médio integrado à educação profissional, com elementos indispensáveis ao bom funcionamento administrativo e pedagógico da oferta, ou seja, bons profissionais, proposta pedagógica que dê conta das necessidades reais dos alunos e espaços específicos para o desenvolvimento do Estágio Profissional Supervisionado.
Conforme os resultados apontam, a escolarização dos alunos do Ensino Médio vem sofrendo, nos últimos anos a evasão escolar deixando muitos alunos à margem do processo educativo, causando graves conseqüências. Os motivos que levam os alunos a evadirem-se da escola são muitos, porém, o mais significativo ou expressivo deles é a necessidade da inserção no mercado de trabalho e outras situações sócio-econômicas similares.
Esta situação poderia ser amenizada se as frentes de estágios fossem ampliadas e houvesse remuneração suficiente por parte do setor privado e público, para atender às reais necessidades dos alunos, evitando deste modo, o aumento da evasão e melhorasse a qualificação dos cursos, considerando a aproximação das teorias e práticas.