COLÉGIO ESTADUAL “ALEXANDRA”
NRE PARANAGUÁ – MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ
REFLEXÃO E AÇÃO 1 – PÁG 15
CADERNO III – Ciências da Natureza
ORIENTADOR(A) DE ESTUDOS: Gleicykelly da Silva de Santana Matozo
GRUPO DE TRABALHO:
Evelyn Oliveira dos Santos.
Hermes Goldenstein Junior
Ionara Alves Salgado
Josias dos Santos Ventura
Liliane Celestino Andrioli
Marco Antonio Oliveira dos Santos
Orley dos Santos
Rafael Magno de Paula Costa
Raquel Alves
1)
a) Essa questão tem por objetivo avaliar a compreensão do comportamento do peixe esgana-gato em situações específicas.
b) O comportamento específico deste peixe, que é desconhecido por grande parte do corpo discente e docente, não é de grande importância para o cotidiano dos alunos ou vida acadêmica dos mesmos. As características gerais, como: reprodução, classificação e hábitos dos peixes são considerados de importância mais relevante para os alunos.
c) O ensino das Ciências da Natureza contribuem de forma significativa quando a experimentação vem aliada à teoria. A visualização do que se lê concretiza a aprendizagem.
2)
a) As duas atividades se referem a um mesmo assunto, o metabolismo das plantas; os objetivos propostos também são os mesmos; compreender o processo de condução de substâncias, fotossíntese e transpiração através da experimentação.
b) As atividades se referem ao mesmo assunto, porém, possuem linguagens e formatos diferenciados. A primeira atividade traz uma linguagem mais técnica e uma abordagem bastante tradicional, principalmente pela presença de questionários. As imagens não aguçam a curiosidade.
A segunda atividade traz uma abordagem mais descontraída e uma linguagem mais simples. As imagens são coloridas e demonstram, de forma mais significativa, as informações prestadas.
c) O grau de autonomia intelectual para a realização da primeira atividade é maior do que para a realização da segunda.
d) As concepções presentes nas atividades são: investigação, experimentação e levantamento de hipóteses.
e) A segunda atividade seria a escolhida para aplicação em sala de aula, pois possui uma linguagem mais simples e um formato mais atual. A mesma pode ser realizada em sala de aula sem qualquer dificuldade ou adaptação, já que pede materiais de fácil aquisição por parte da escola e do corpo discente. Não consideramos a necessidade de realizar alterações na atividade para a obtenção de um melhor resultado.