REFLEXÃO E AÇÃO 1 - CADERNO 1

Trabalho realizado pelas professoras do Colégio Estadual Rocha Pombo de Morretes - litoral do Paraná:

Elsa Damas Ribeiro Martins

Paula Célia Lirani

Renata Karine Wistuba

Stella Maris Fedalto

Tamires Cristine de Ramos Teixeira

 

REFLEXÃO E AÇÃO 1 - CADERNO 1

Desde o primeiro momento em que o Ensino Médio - com o nome de Ensino Secundário - foi instituído no Brasil, ele foi seletivo, elitista e masculino.

Após a reforma Francisco Campos agravou-se o caráter seletivo dessa modalidade de ensino e com a Lei Orgânica de Ensino Secundário manteve-se  o seletivismo.

No período pós Segunda Guerra Mundial, ocorreu a expansão das oportunidades educacionais e, ironicamente, foi o governo militar que fixou a obrigatoriedade do ensino comum de oito anos (Lei nº5692/71), devido às reivendicações populares. Nesse momento há uma separação entre o ensino de primeiro grau (Ensino Fundamental) e do segundo grau (Ensino Médio), porém a exclusão social permanece.

Com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), o Ensino Médio foi ofertado de forma adequada às necessidades da população de jovens e adultos, de forma a possibilitar condições de acesso e permanência, dos mesmos, na escola. Porém, a nossa realidade atual mostra que, de cada quatro alunos matriculados no Ensino Médio, um não consegue ser promovido para a série seguinte.

Fica evidente também, que apesar do acesso ao Ensino Médio ser mais fácil, ainda não é um ensino de qualidade, o que deixa o aluno do ensino público em desvantagem com relação ao aluno da escola particular, quando disputam vagas nas instituições de ensino superior.

O grande desafio, nos dias de hoje, além de manter o aluno na escola, é propiciar um ensino de qualidade que o prepare dignamente para buscar e ocupar um lugar na sociedade, visto que, o Ensino Médio ainda é um problema, pois enfatiza as desigualdades sociais gritantes que ocorrem no Brasil.

Concluímos que, a não permanência de muitos alunos na escola, se deve à necessidade de trabalhar desde muito cedo e, em relação às meninas, a gravidez precoce - principalmente no período noturno. Além disso, os alunos que já estão no mercado de trabalho, acham desnecessário dar continuidade aos seus estudos. Em nosso município, a falta de expectativa para o futuro é grande, mas vislumbramos uma luz no fim do túnel, principalmente com a universalização do Ensino Médio.