REFLEXÃO E AÇÃO - 7
Procurando rever e fazer uma releitura dos cadernos estudados no decorrer desse curso, busquei de cada caderno os itens que mais chamaram atenção. Sendo que gostaria de ressaltar o quanto achei importante esses momentos de reflexão. Com certeza gostaria de ter mais tempo para aprofundar cada tema estudado.
O perfil dos alunos da nossa escola, nas turmas do ensino médio noturno, é de trabalhadores que apresentam necessidade financeira, portanto precisam estar dedicados ao trabalho e são conhecedores da necessidade da conclusão do ensino médio. Na sua grande maioria acreditam que é suficiente concluir o ensino médio, alguns apenas almejam cursar o ensino superior para buscar melhorias na qualidade de vida.
O que significa ser jovem? Achei muito interessante essa questão de não valorizar a idade, mas sim todo o contexto social e cultural em que está envolvido. A partir dessa reflexão é fácil concluir que existem “juventudes”, cada qual com uma percepção diferente de mundo e de escola. Para alguns a escola não faz sentido por estar distante da realidade. Para ampliar o conhecimento que temos deles e eles próprios ampliarem o conhecimento em relação deles mesmos, é interessante trabalhar a formação humana que contemple a totalidade dos nossos jovens é um caminho importante para envolver as juventudes.
A disciplina de História propicia a investigação e a busca pelo conhecimento, uma vez que podemos levar o aluno a se sentir parte integrante do processo histórico. Valorizando a sua história, a sua comunidade, fazendo parte do contexto maior, acredito que estamos estimulando o interesse pela busca de novos conhecimentos e até mesmo da sociabilização. Quando a pessoa se sente valorizado passa a se motivar muito mais para novas conquistas. A autonomia intelectual é fortalecida pela pesquisa e investigação, porém percebo que muitas vezes esse processo é prejudicado pelo fato da maioria dos alunos serem trabalhadores e disponibilizarem pouco tempo para estudos. Outras dificuldades encontradas em executar os princípios, são: defasagem de conteúdo, adequação da tecnologia, salas superlotadas, porte das escolas não adequados, entre outros.
O filme A guerra do fogo apresenta várias situações concretas da prática social no comunitarismo primitivo com relação os fundamentos históricos e ontológicos da relação trabalho e educação. A educação acontece no momento da prática, vivenciando, errando e acertando na hora da necessidade. Usar o fogo era necessário, porém buscar o conhecimento de como encontra-lo fez com que desenvolvessem algumas formas de sobrevivência e de descobertas, como: se proteger dos animais que os perseguiam, retirar o fogo da tribo que já possuía, a descoberta de uma nova forma de relacionamento ( com uma única pessoa), descoberta dos sentimentos, e a mais impactante como fazer o fogo, deixando claro que a experiência é muito importante.
A gestão democrática na escola deve acontecer em todos os espaços, principalmente dentro das salas de aula, uma vez que ali acontece a participação dos alunos, os quais estarão aprendendo e valorizando a democracia.
O que muda no pensar da avaliação de educador para educador é o uso dos resultados, que serão analisados para pensar no currículo, na prática pedagógica empregada durante as aulas, no planejamento, na discussão e envolvimento da comunidade escolar, tornando o processo ensino aprendizagem o mais dinâmico para desenvolver a autonomia do nosso educando.