Colégio Estadual Alexandra - Ensino Médio
Orientadora: Gleicykelly da Silva de Santana Matozo
Evelyn Oliveira dos Santos, Hermes Goldenstein Junior, Ionara Alves Salgado, Jozias dos Santos Ventura, Marco Antônio Oliveira dos Santos, Orley dos Santos, Rafael Magno de Paula Costa e Raquel Alves.
Sob o ponto de vista cultural Van Gogh cita vários artistas que o antecederam, mencionando suas técnicas menos aprimoradas que as disponíveis no período. O saber científico destaca as experiências químicas e físicas desenvolvidas ao mundo das artes plásticas como a técnica de mergulhar o carvão em água para melhorar aderência e brilho da cor. O contexto tecnológico completa o descobrimento científico quando libera novas técnicas as futuras gerações que passam a utiliza-las conforme suas necessidades. O trabalho no contexto de práxis forja o entrelaçamento de todos os outros conceitos abordados no texto, pois, possibilita a utilização dos meios culturais, científicos e técnicos conforme a individualidade humana.
Pensando na transformação do texto "Cartas a Theo" em prática pedagógica nas disciplinas do ensino médio pensamos em diversasr possibilidades como por exemplo em História podemos abordar o texto trabalhando o contexto da transição entre Idade Média e Idade Moderna. O objetivo seria demonstrar o aperfeiçoamento do conhecimento humano e a organização do contexto socio cultural do período pós-moderno. Em geografia, contextualizar princípios de localização, análise de recursos naturais, de superfície e solo. Química/Física reações da matéria e a aplicação prática das transformações. Inglês a tradução e interpretação do texto. Português análise das cartas, a forma do discurso e as literaturas correlatas. Filosofia abordar os autores contemporâneos ao texto de Van Gogh.