Reflexão do caderno III - Col. Profª Luiza Ross

O caderno III do curso Formação de Professores do Ensino Médio, propõe o tema O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral e nos leva a reflexão da necessidade de pensar o currículo numa ótica abrangente em que as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura estejam presentes como fundamento teórico e prático da formação humana integral. As unidades descritas no caderno nos possibilita ampla reflexão e discussão a cerca da nossa prática pedagógica frente ao currículo. Os tópicos a seguir nos servirá como aprofundamento desta prática:
• Pressupostos e fundamentos para um Ensino Médio de qualidade social: sujeitos do Ensino Médio e formação humana integral;
• Dimensões da formação humana: trabalho, ciência, tecnologia e cultura e os sujeitos do Ensino Médio;
• Uma ação curricular integrada para uma formação humana integral;
• A integração curricular a partir das dimensões do trabalho, da ciência, tecnologia e cultura na prática escolar.
Para iniciarmos essa reflexão é necessário reconhecer os sujeitos do ensino médio da nossa comunidade, construir com estes uma relação de confiança, conhecer sua história, seu espaço territorial, suas particularidades socioculturais e étnicas. Em contrapartida entender que a seleção de conteúdos no currículo não é neutra, ela perpassa interesses políticos, econômicos muitas vezes distantes das necessidades desses sujeitos.
Pensar nos sujeitos deste processo, os professores e na sua prática pedagógica, nos conhecimentos que eles dispõe e na convivência com tantas concepções, nos faz colocar-nos frente a uma discussão muito maior e complexa que é o currículo que se apresenta diante do cotidiano escolar e suas implicações.
O trabalho como princípio educativo em seu sentido histórico na medida em que se consideram as diversas formas e significados que o trabalho vem assumindo nas sociedades humanas. Isso permitirá compreender que, no sistema capitalista, o trabalho “se transforma em trabalho assalariado ou fator econômico, forma específica de produção da existência humana sob o capitalismo; portanto, como categoria econômica e práxis produtiva que, baseadas em conhecimentos existentes, produzem novos conhecimentos.” (RAMOS, 2004 apud BRASIL, 2007, p. 46). Incorporar a dimensão histórica do trabalho no ensino médio integrado significa, portanto, considerar exigências específicas para o processo educativo, que visem à participação direta dos membros da sociedade no trabalho socialmente produtivo.
Temos a nossa frente um grande desafio: a formação humana integral e como aliar esta relevante meta ao nosso cotidiano? Como apresentar projetos e aulas inovadoras que visem alcançar tais objetivos?   Pensamos que a semente foi lançada, cabe a cada um dar mais ênfase em sua prática diária.