REFLEXÃO DA TEMÁTICA DO CADERNO 5

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR VICTÓRIO EMANUEL ABROZINO - Cascavel/Paraná

Conhecemos o PPP da nossa escola. O PPP foi feito em 2000 e ouve reformulação em 2008 e desde então, sempre que necessário são feitos adendos de alteração e/ou acréscimo. Em conversa com a equipe pedagógica conhecemos sobre o processo de construção do PPP, que envolve alunos, professores, equipe, funcionários, pais e a comunidade como um todo.
De acordo com a orientação do NRE em 2015 todas as escolas farão a reformulação dos seus PPP’s. Entretanto, já iniciamos este processo através de questionários aos alunos, para levantamento do diagnóstico da realidade da comunidade escolar.
Segundo Ilma Veiga, o projeto político pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com o sentido explícito com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e com os interesses reais e coletivos da população majoritária. [...] Na dimensão pedagógica reside à possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de se definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e finalidades.
Conversamos com os professores, e verificamos que os mesmos colocam em prática o PPP, e buscam utilizar a sala de aula como um espaço democrático, tendo como objetivo geral de nosso estabelecimento de ensino: preparar o indivíduo para que, através do conhecimento científico, se organize coletivamente para o exercício do ser sujeito histórico, capaz de incluir se socialmente de uma forma crítica, numa perspectiva transformadora, não perdendo de vista que este espaço de ensino/aprendizagem é um dos possíveis e não se encerra em si mesmo.

Reflexão e Ação realizada em grupo: Cristiane F. C. Giraldelli, Débora Valero e Izabel Cristina Gonçalves