CADERNO 3 - REFLEXÃO E AÇÃO N 1
ATIVIDADE N 1
Os conhecimentos que devemos avaliar é fazer com que o aluno perceba mudança do comportamento do peixe e faça uma experiência para verificar o motivo desta mudança, a partir da mudança física.
Esses conhecimentos possibilitam aliar à teoria a prática fazendo com que o aluno desenvolva interesse pela busca do conhecimento por meio de observação e análise.
O ensino das ciências humanas contribui para o desenvolvimento desses conhecimentos demonstrando que o conhecimento científico vai modificando a medida que novas informações e teorias vão sendo interpretadas de diferentes formas, estimulando a imaginação, a curiosidade, bem como a criatividade na investigação por meio de experiência. Estimulando a atividade intelectual e social do aluno.
ATIVIDADE N 2
A atividade experimental proposta, visa estimular a emissão de hipóteses como atividade central da investigação científica e mostra a importância da discussão das hipóteses construídas durante a realização da atividade. As atividades práticas contribuem para o interesse e aprendizagem dos alunos, especialmente quando investigativas e problematizadoras.
O professor deve estar atento não somente em proporcionar as experiências, mas também em desenvolver a investigação científica.
Com relação à fotossíntese: Na física, abordada a transformação da energia luminosa em energia química. Na química, aborda a reação da produção do carboidrato e funções orgânicas. Na biologia, aborda a função energética dos carboidratos.