É fundamental refletir sobre a educação integral a partir das vozes dos educadores que pensam e fazem nas escolas cumprindo uma agenda de debate.
O Projeto Politico-Pedagógico registra o resultado das reflexões coletivas, traduzindo a proposta educativa constituída pela comunidade escolar no exercício de sua autonomia. O currículo e sociedade articulam diferentes disciplinas a partir da realidade escolar.
A educação integral em sua essência e qualidade é aquela que forma o ser humano e sua integralidade e para sua emancipação.
Construir uma educação que emancipe e forme uma perspectiva humana que considere suas múltiplas dimensões e necessidades educativas é a grande estratégia de melhoria da qualidade de ensino e promoção do sucesso escolar, que é a educação integral. A educação integral busca ultrapassar a mera ampliação de tempos, espacial e oportunidades educacionais buscando discutir e construir em nossas escolas espaço de participação, favorecendo a aprendizagem da cidadania, da diversidade e do respeito dos direitos humanos.
A escola deve ser um espaço que fortalece a democracia incentivando a participação de todos os envolvidos de maneira respeitosa.
Os professores devem refletir acerca da organização do trabalho pedagógico escolar, buscando compreensão e interpretação das Diretrizes Curriculares Nacionais, contribuindo para a reorganização curricular e para a escrita do PPP e o planejamento participativo e na organização coletiva, a fim de colocar em prática.
O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador, na hora atividade, não abrangendo o coletivo, mas, pequenos grupos e individual, organizando por áreas disciplinares, debater e colocar no PPP, ideias de todos.