Reflexão da atividade 1

Colégio Zilah Batista dos Santos
Paranaguá – Paraná
Orientadora: Luciana Barcelos dos Santos
Cursista: Daguiomar do Rosario Faria

REFLEXÃO DA ATIVIDADE :1
Após a leitura do material, entendemos que os desafios são vários a serem superados no cenário educacional, podemos começar pela precariedade do ensino fundamental onde os nossos alunos vem trazendo uma vasta defasagem e ao chegarem no Ensino Médio não conseguem acompanhar, muitos destes alunos se evadem por se sentirem incapazes de dominar o conteúdo, a escola por sua vez não está dando o suporte necessário para manter o aluno e fazer com que conclua o Ensino Médio.
Outro fator é o financeiro, o aluno da classe menos favorecida tem muita dificuldade para continuar estudando, entre o trabalho e o colégio ele prefere trabalhar e ajudar no orçamento da casa. Vale ressaltar que as dificuldades encontradas pelo aluno contribui para que o mesmo não prossiga. Devemos falar no tão debatido currículo desenvolvido de forma incompatível com a realidade dos nossos jovens.
A Constituição Federal universaliza a educação básica sendo um direitos de todos, mas sabemos que existe muitos jovens fora da sala de aula, a maioria destes são carentes sem estrutura e sem orientação familiar. Diante destes fatos, nos certificamos que existe grandes desafios a serem enfrentados, vivenciamos a história da “reconstrução da educação” sabemos que a educação é direito de todos, mas nem todos tem tido acesso por conta de vários fatores.
Diante destes fatos, existem grandes desafios a serem conquistados, vivenciamos uma longa história de “reconstrução da educação”, sabemos que a “educação é um direito de todos”, porém, ela ainda continua sendo seletiva, os alunos da escola pública concorrem com os alunos da escola privada por uma vaga nas universidades, poucos conseguem, haja visto que esta concorrência é injusta pelo fato de grande parte dos alunos que conseguiram passar no vestibular e ocupar os bancos da universidade são das escolas privadas.
Portanto, é de extrema importância que a escola oferte uma educação pública de qualidade com currículos que sejam adequados ao contexto do alunado. Para isso é necessário,primeiramente investimento por parte do governo, na capacitação dos professores, para que os mesmos realizem atividades diferenciadas e estratégicas, para que tomem gosto pelo espaço escolar e desta forma sejam resgatados e a sua realidade seja transformada e prepará-lo para conviver em sociedade.