Reflexão Coletiva do Caderno 1 - Colégio Estadual José Bonifácio - Anahy - PR

       As evidências internacionais tem mostrado que os programas de avaliação contribuem para um melhor desempenho dos estudantes no exames adotados. Então, uma questão relevante é saber se os exames cobrem os aspectos essenciais sobre os quais a escola deveria se debruçar. A questão do estreitamento do currículo ou estreitamento dos objetivos da escola é uma preocupação constante nos debates sobre avaliação educacional.

      O sinal que o IDEB fornece às escolas é claro: priorize suas ações para que os alunos obtenham os conhecimentos e habilidades exigidos pela Prova Brasil e cuidem para que os alunos caminhem no sistema sem repetências. Para a primeira fase do ensino fundamental não parece haver problemas. Grande parte dos educadores, acredito, concordaria que nessa etapa do ensino as disciplinas de língua portuguesa e matemática são as fundamentais.

     Por fim, é preciso que após a conclusão do ensino médio se abram oportunidades de profissionalização. É preciso facilitar o acesso de uma população que está chegando ao final do ensino médio e não dispõe de recursos para frequentar um bom ensino superior