REFLEXÃO CADERNO V - Gestão Democrática - COLÉGIO ESTADUAL PROF ILDO JOSE FRITZEN - NRE-TOLEDO

Estudando o Caderno V do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que faz referência a Organização e Gestão Democrática da Escola, nos aproximamos da dimensão da problemática, visto que até então, ouve-se vez uma ou outra críticas e/ou elogios em relação às decisões tomadas em âmbito maior. Geralmente são críticas que nos levam à questão de que as decisões foram tomadas por membros da comunidade escolar que não pisam em sala de aula no dia a dia para “moldar” um público bruto para a civilização. Cabe entender que, diante destas expressões, podemos estar diante de exageros por vezes infundados.

Ocorre que, diante do objetivo milenar de instruir e educar seres humanos, os educandários precisam estar pautados em leis e diretrizes que foram estafantemente pensados, repensados, reformulados e legitimamente dados a conhecer num primeiro momento. Num segundo momento, o corpo educacional local é acionado para a viabilização da prática destas diretrizes, levando em consideração a realidade própria de cada escola e a sua adequação para que o objetivo maior de todo o sistema se efetue.

A reflexão e ação faz uma referência a exclusão e a inclusão do professor nas tomadas de decisões relativas ao ano letivo. Consideramos estas palavras um tanto quanto radicais, pois elas estariam sendo dirigidos especificamente a um ou outro docente tão somente.

O sistema educacional precisa estar acima disso, procurando a gestão democrática em todas as instâncias, e ampliá-la mantendo o diálogo aberto com os membros locais dos educandários num interesse comum entre as partes.  O que deve ser perfeitamente entendido  é que não existe uma fórmula única que resulte em sucesso, visto que a dinâmica é a palavra mais adequada que define a realidade escolar.

Dentre as ações, limites, avanços e possibilidades realizadas na nossa escola estão a entrega de boletins, realizada bimestralmente aos pais dos alunos, possibilitando a estes solicitarem informações sobre seus filhos, disciplinas, professores. Outras ações são, as reuniões realizadas por turma, com intuito de resolver problemas relacionados a turma, solicitar participação efetiva dos pais no processo de ensino-aprendizagem. Assembleia geral, para decisões coletivas das ações a serem tomadas na escola quanto a aplicação de recursos, regimento escolar, decisões do andamento escolar. Demais ações são, as gincanas do dia dos pais e mães, semana de integração escola-comunidade, feiras do conhecimento e festival de dança, abertos à comunidade, jogos intercolegiais,  participação de eventos promovidos pela secretaria municipal de educação, comemorações alusivas às datas como 7 de setembro, festa junina, entre outras, dia da consciência negra, semana do meio ambiente.