REFLEXÃO CADERNO III - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

REFEXÕES CADERNO III – ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

              Percebe-se que ao observarmos a questão do currículo verificamos uma tensão entre os dois modelos historicamente propostos o currículo de enciclopédia: acúmulo de informações e o aprendizado mecânico e o currículo pragmático: este visaria o treinamento para uma atividade laboral. A partir destes pressupostos histórico é perceptível ainda na atualidade  uma dificuldade em construir uma currículo que se adapte a realidade. Encontramos ainda hoje uma tensão entre os dois modelos curriculares mencionados  onde há um abismo que apontaria para duas direções:  educação científica  e educação para o trabalho. O Desafio para elaborar um currículo estaria pautado na busca para uma formação integral humana.
              Após algumas reflexões: percebe-se que não há currículo diferenciado dentro do Projeto Político Pedagógico das escolas de uma maneira geral que atendam as diversas necessidades de alunos trabalhadores. Ainda falta maturidade e debate das comunidades escolares em relação a este dilema. Outro desafio estaria em defender uma perspectiva curricular menos fragmentada e hierarquizada em disciplinas.
              Enfim, o que temos atualmente se difere muito da proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais (ao considerarmos o apelo a pesquisa investigativa como instrumentos)  levando em consideração à práxis do professor que também é reflexo da organização curricular. O que temos atualmente em sala de aula é a reprodução do conhecimento e não a PRODUÇÃO do mesmo.

EQUIPE DE PROFESSORES:
Jorge Vitor
Márcia Valéria
Nabor Maurício Chagas
Patricia Baptista Guerino
Silvia Batista de Souza
Vanessa Dybax