Reflexões do Caderno I.
Acreditamos que um dos nossos maiores desafios de hoje é manter o aluno na escola, fazendo-o perceber a importância do estudo para seu desenvolvimento integral, e para que este se sinta como parte integrante da nossa sociedade. É difícil fazer com que e aluno se interesse pelo conteúdo escolar, quando este é apresentado, em algumas situações, de forma que não apresente conexão com a realidade vivida por este aluno.
Uma das formas que buscarmos alcançar os nossos objetivos e o objetivo dos alunos e nos conectarmos com suas necessidades, sem é claro deixarmos de lado o básico e o essencial. Adaptação do currículo é uma alternativa, mas a adaptação do professor a este novo currículo também é uma necessidade.
Necessitamos encontrar um ponto de equilíbrio entre o currículo, as necessidades do aluno, e para isso necessitamos de política públicas que favoreçam a formação integral do aluno, favoreça o trabalho do professor, responsabilize os pais pela educação moral dos filhos. Na verdade uma política pública voltada a qualidade de ensino igualitária.
Sendo assim, a formação contínuada, se torna uma ferramenta fundamental no preparo do profissional, preparando-o, ou buscando prepara-lo, para as dificuldades encontradas em sala de aula. dand suporte na busca de um equilíbrio entre curriculo e a necessidade real do aluno.