Reflexão Caderno I Etapa II

Professores participantes:

Professora Margarida Moreira Adão Correia

Professor Marçal jacamo Montanari Lombardi

Professor Maria do Rocio Pinto da Silva

Professor Adriano Luiz dos Santos

Professora Célia Regina Padilha de Andrade

Professor Marcelo Vitor Fiatkoski

Professora Vera Lúcia José Martins

Professora Maria Luíza Alves Rodrigues

Professor Adenilson Ferreira de Abreu 

Os problemas enfrentados na escola são a evasão, a desistência, as notas baixas, o grande número de alunos ausentes e a sua falta de comprometimento.

Quanto à desistência, foi observado que há que a necessidade de trabalhar em períodos que coincidem com o horário escolar acaba contribuindo para essa desistência.

Os encaminhamentos propostos foram o preenchimento da ficha do Programa FICA (lançado em 2005, O PROGRAMA DE MOBILIZAÇÃO PARA INCLUSÃO ESCOLAR E A VALORIZAÇÃO DA VIDA foi apresentado com o título Fica Comigo. O combate à evasão escolar foi (e é) a sua principal meta, entendendo que o acesso à escola e à educação é um direito subjetivo e inalienável através do qual, segundo a LDB e o próprio ECA, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho), onde quando há mais de cinco faltas consecutivas ou sete faltas alternadas no mês são chamados os pais ou responsãveis quando o aluno é menor de idade e acionado o Conselho Tutelar. É convocado o próprio aluno quando este é maior de idade e responsável por si. 

As queixas são as reclamações e dificuldades encontradas no  cotidiano da escola, já os problemas são o agravamento destas queixas.

As discussões no conselho de classe foram muitas vagas em razão do tempo para discuti-las.

Para que houvesse um melhor aproveitamento desse conselho, seria necessário um tempo maior entre os professores, direção e equipe pedagógica.

As sugestões propostas são a redução do número de alunos, instalações físicas adequadas e  o uso de mídias juntamente com um bom planejamento pedagógico.

É sempre fundamental e importante o envolvimento e a participação da equipe pedagógica, direção e professores  aos encaminhamentos, planejamento e ações para o ano letivo.

É necessário estabelecer critérios para a aprovação e reprovação. Utilizar métodos como  a participação, comparecimento, avaliações escritas e projetos e a participação dos funcionários (Agentes I e II).