Reflexão caderno I - Colégio Estadual José Bonifácio - Anahy - PR

Ao refletirmos sobre os aspectos históricos da educação no Brasil, podemos constatar que ainda enfrentamos inúmeros desafios  para o trabalho com o ensino médio na realidade brasileira.
Faz-se necessário a construção de um currículo integrado, que priorize a formação do sujeito de forma integral, consciente de seu papel de cidadão com direitos e deveres.
Como pudemos perceber, pela leitura e reflexão dos textos do caderno I, temos hoje a  mesma escola do século IX, com professores do século XX, porém com alunos do século XXI. Estes com interesses diferenciados dos que pertenceram ao século passado.  O ensino médio contemporâneo requer muito além de um simples quadro negro; requer atitudes de ensino compatíveis não só com o conhecimento, mas com a postura do sujeito na vida, com a sua capacidade de interagir em grupo, colaborar, respeitar pontos de vista diferentes, ter disciplina, ser criativo.
Segundo a diretora do movimento Todos pela Educação, a tecnologia  e o ensino integral tem papéis fundamentais na mudança de perfil que precisa ser feito nas escolas. 
Para isso, é necessário políticas públicas que priorizem o sujeito em todas as suas necessidades (educação, saúde...), ofertem um ensino de qualidade que garanta a permanência do aluno na escola (e que essa permanência seja significativa), proporcione condições aos docentes para um trabalho com eficácia.