Reflexão Caderno 4 - Questão do Conhecimento Alimentar. ( Colégio Estadual Bartolomeu Mitre - Foz do Iguaçu)

No que se refere a primeira "Reflexão e Ação" do caderno 4, em relação ao estudo nele e em outros texto, e com base no filme "Ponto de Mutação", pensamos em como abordar, no patamar de cada disciplina, os conceitos acerca do conhecimento alimentar e nutricionais dos alimentos. Trata-se de pensarmos em um estudo teórico que propunha aos alunos um aprendizado, não somente dos dados e características dos alimentos, mas também reflexões sobre o costume alimentar, relação entre tradição, cultura e alimentos, analises históricas e socioculturais da cultura alimentar, entre outras possibilidades: porque não também questões sobre o meio ambiente e produções de alimentos? 

E se além dos estudos teóricos fosse criada uma "oficina", com aulas práticas, que por resultado final ofereça aos alunos maior qualidade em suas merendas?

Fica óbvio as vantagens da implantação de hortas escolares desenvolvida por professores e alunos. Além dos alunos aprenderem a produzir alguns tipos de alimentos na horta, terão uma qualidade muito superior em suas alimentações escolar e ainda aprenderão a importância do cuidado ambiental. Uma vez que tenhamos projetos assim, com a possibilidade das disciplinas participarem e contribuírem de alguma forma, formaremos também pessoas mais consciente com o meio ambiente, mais criticas quanto a importância de uma alimentação saudável e de qualidade.

Em 2011, no Colégio Estadual João Turin, em Curitiba, dentro do projeto "Mais Educação", com o auxilio da direção, setor pedagógico e alguns colegas professores, colocamos em pratica um projeto com ideias semelhantes a essas, chamada de "Oficina de Horta e Meio Ambiente". Sobre os resultados, segue algumas fotos e um relatório em anexo (o relatório esta mais acima em pdf).