PACTO_TEMATICA 2_O Jovem como Sujeito do Ensino Médio
Em relação aos estudos da temática II - O jovem como sujeito no ensino médio, acredito que o professor deve exercer sua função de mediador do conhecimento, como a pessoa que o possui e que quer compartilhá-la, porém a sua atuação não deve ater-se apenas à transmissão de dados científicos, ele deve ser um mediador, um transformador na construção do saber dos seus alunos. Compete ao professor, por meio da intervenção pedagógica, promover a concretização de aprendizagens com significado para o aluno, uma vez que esta nunca é total, sempre é plausível constituir alguma relação entre o que se espera conhecer e as perspectivas de
conhecimento que o sujeito já possui.
Entretanto, ao mesmo tempo, devemos considerar que para dar-se o sucesso no processo de aprendizagem, o bom relacionamento na sala de aula é tão importante quanto a variedade de metodologia e recursos instrucionais empregado.
Para o professor, a linguagem é o instrumento mediador entre ele e o aluno. O processo de aprendizagem, desde assimilação e a acomodação, está relacionado ao modo como o professor utiliza a linguagem para
exercer a sua função em sala de aula, quando faz referência ao conhecimento.
A participação do aluno com as suas respostas e com os seus questionamentos é fundamental para o direcionamento da ação pedagógica,uma vez que mostra como eles estão reagindo às ações em sala de aula e às dificuldades na assimilação dos conhecimentos e na metodologia aplicada.
Algumas atitudes ultrapassam a ideia de uma didática pedagógica tradicional, e apontam para discussões mais recentes sobre a educação colaborando para que os professores desenvolvam uma intervenção
pedagógica mais articulada com os ideais de concretização de valores como o direito ao diálogo, a interação social e ao respeito mútuo.