A reprovação está intimamente ligada à evasão e à distorção idade-série. Diversas pesquisas mostram que a evasão no ensino médio acontece, em geral, quando o aluno recebe seus resultados, mesmo que parciais, e eles apontam para uma iminente reprovação. "Aí ele abandona. Uma das principaiOs dados mostram que a reprovação no ensino médio depende também do aprendizado e da retenção no ensino fundamental. É necessário pensar pedagogicamente em como atender esse aluno com mais dificuldade, e não dizer que o jovem é "desse jeito mesmo" e que não há nada mais a fazer. "Isso significa pensar em como tratar esse aluno, como fazer a ponte entre o que sabe, o que não sabe e o que precisa saber". Para ela, é um desafio que depende da formação dos professores e de suas condições de trabalho, o que engloba questões como a infraestrutura escolar e a atratividade da carreira docente.Com alunos muitas vezes cansados depois de uma jornada de trabalho, as taxas de evasão, distorção idade-série e reprovação são quase sempre maiores no noturno. "Com pouco tempo para se dedicar ao estudo, esse estudante apresenta, em geral, um desempenho ruim, que pode desestimulá-lo", , no entanto, acabar com o ensino noturno para solucionar o problema, já que não há escolas suficientes para atender toda a demanda de matrículas no período diurno e, por outro lado, sempre existirá a necessidade de alguns estudantes de trabalhar durante o dia. Algumas soluções têm sido discutidas nacionalmente, como a matrícula por disciplina, um currículo mais envolvente e atividades adaptadas para essas turmas. O professor deverá estar preparado para enfrentar os variados desafios encontrados no ensino médio.