Reflexão Caderno 1- Ensino Médio e Formação Humana Integral- Colégio Estadual Esperança Favaretto Covatti

PACTO_TEMATICA_1_Ensino Médio e Formação Humana Integral

   Os sujeitos matriculados nesse estabelecimento de ensino são, em sua grande maioria, trabalhadores oriundos de uma camada periférica do município. Desta forma, para muitos deles, o ensino médio não faz parte de seu capital cultural, pois muitas vezes, levando em consideração sua experiência familiar, não lhes é cobrado continuar estudando, assim, possuem o trabalho como princípio educativo.
       No entanto, o acesso de todos ao ensino médio é uma das condições necessárias para a democratização da educação, mas, somente o acesso não é suficiente, faz-se necessário que o ensino seja de qualidade. A história até aqui só confirmou a desigualdade. Temos alguns desafios a superar como, em primeiro lugar, as condições de realização envolvendo tanto investimentos públicos efetivos quanto pedagógicos.
      O que se percebe na verdade é que muitos problemas não são gerados na escola e nem acabam nela. São desafios, muitas vezes gerados da indisciplina pelos problemas sóciais, bem como da evasão escolar, principalmente do ensino médio noturno, contribuindo para a estatística de evasão ou reprovação.
     A escola deve comprometer-se com a comunidade a qual está inserida, bem como os desafios apresentados pela realidade, é hoje, complexa e controversa. Acredita-se que uma formação humana integral deva passar por uma renovação da racionalidade pedagógica, que não deva centrar um projeto individual nem técnico, mas que conceba a escola como um lugar, como instituição cultural, levando em consideração às mudanças macro culturais, sociais e políticas e não somente econômica. É preciso um projeto de formação humana que não seja passiva, mas que busque a construção da expansão das potencialidades humanas e do coletivo, capaz de refletir sua autonomia. Desta forma, o objetivo é formar cidadãos criativos, com senso crítico e autoconhecimento e responsabilidade.
      É necessária uma proposta pedagógica que desenvolva a pesquisa por meio do desenvolvimento de habilidades das vivências em grupo de forma ética e solidária e da comunicação pelas múltiplas linguagens. No entanto, para que as novas práticas pedagógicas sejam consolidadas é fundamental a formação continuada do educador.
       Outros fatores a serem considerados como proposta para contribuir com os estudos que fundamentem as práticas pedagógicas é a redução do número de alunos por série no ensino médio, além de um projeto, ainda a ser elencado pela escola, é a presença da comunidade escolar, tendo em vista a pouca participação deste efetivo.
       É necessário ter como referência a luta contra as desigualdades, e mudanças na sociedade vendo a importância do ensino médio valorizando-o. A qualidade no ensino somente se dará quando o indivíduo tiver consciência da real necessidade de educação, a escola fará o seu papel de transmissão do conhecimento acumulado se a pessoa estiver apta a aprimorar-se.