REFLEXÃO AÇÃO CADERNO II CEEP CASCAVEL PR PEDRO BOARETTO NETO
Formação de Professores
do Ensino Médio
CIÊNCIAS HUMANAS
Pacto Nacional pelo
Fortalecimento do Ensino Médio
Etapa II - Caderno II
PACTO SISMÉDIO PARANÁ
CEEP CASCAVEL PARANÁ COLÉGIO PEDRO BOARETTO NETO
ORIENTADORA DENISE PASQUALETTO
REFLEXÃO E AÇÃO
O pensamento coletivo proporciona uma reflexão e melhora nossas perspectivas. Acreditamos que o debate e o diálogo entre professores se tornam cada vez mais frequentes, proporcionado pelo curso do SISMÉDIO. Com esses encontros professores de diversos cursos e disciplinas tem oportunidade de interagirem. Além da presença de pedagogas para esclarecimentos pedagógicos.
Necessitamos realizar trocas e resultados de experiências tanto em sala como no trabalho, para que nossas dúvidas e experiências não sejam em vão. Isso pode acontecer através do projeto interdisciplinar.
O desenvolvimento profissional do educador depende desses encontros grupos de estudo, troca de observação em classe. A atividade interdisciplinar esta ocorre e se faz presente no momento em todos os Cursos e Disciplinas, estas fazem parte do contexto de cada aluno sendo assim não faz sentido isolá-las.
Um ensino de qualidade requer interesse por parte dos professores, de união, de busca ao conhecimento, promoção de debates como este, fazer com que cada matéria tenha uma ligação com a outra. A partir do momento em que o aluno assimilar esta ligação ele irá se sentir mais contextualizado no assunto.
Com o tema ciências humanas criamos projetos com indicadores para as características fundamentais do município em sua dimensão social, material e cultural, tendo como público alvo alunos. Interagir todos no contexto, seja familiares, modelos culturais e sócios - econômicos. Assim, podemos contribuir para criação de uma ferramenta própria com o intuito de construir um conhecimento necessário e transformando em conhecimento acessível formal e informal.
Para que se crie um projeto de integração interdisciplinar é necessário que os professores adentrem na disciplina alheia, conheça os princípios que norteia a dada disciplina, quando isto é possível os conhecimentos podem ser transmitidos/ensinados de forma mais aprofundada e com mais sentido para os educandos. No entanto os momentos para a integração dos professores e de suas disciplinas são poucos e desta forma é difícil a realização de tal feito. Faz-se necessário que o governo possibilite tempo hábil para a realização de um planejamento interdisciplinar e o desmembramento em ações para tal realização. Com base nisso reafirmamos que a interdisciplinaridade não é um simples emprestar o conhecimento de outra disciplina, mas que a própria disciplina sirva-se de seus conhecimentos para o desenvolvimento de um conhecimento eficaz para a construção de novos conhecimentos. Nos dois últimos séculos, a importância da leitura e da escrita foram sendo reconhecido pelas novas tecnologias, com isso devesse destacar que o acesso democrático à leitura e à escrita é das conquistas mais poderosas que os povos de todos os países devem almejar neste inicio de século. Apropriar-se na arte de escrever e ler é garantia de autonomia e cidadania. Ser leitor, porém, não é resultado de um processo natural. É preciso, além da interferência educacional e cultural, contato permanente com o material escrito, variado, e de qualidade, desde cedo, fruto de uma ação consciente da sua importância e função social. A leitura e a escrita, ainda não são bens culturais, plenamente desejados e compreendidos pela sociedade brasileira que desconhece suas abrangências como instrumentos de cidadania e como direito individual. Os efeitos são sentidos na profissão e na vida social. Simples assim para que as mudanças aconteçam.
A partir da análise das propostas de interdisciplinaridade chegamos a um conceito um tanto quanto diverso do que apresentado no texto base proposto pela SEED. Pensamos que a interdisciplinaridade não é "um simplesmente ir ao universo de outra disciplina" e se apropriar de conceitos próprios de outra ciência, mas que o verdadeiro sentido da interdisciplinaridade está em cada área do conhecimento proporcionar suas ferramentas para compreensão de um problema comum onde todas as outras áreas possam contribuir para a formação de um novo conhecimento.
Por exemplo no curso técnico do meio ambiente se uniram as disciplinas da Base curricular nacional comum e as disciplinas técnicas para desenvolver projetos de interdisciplinaridade a partir do tema Sustentabilidade. Desse problema comum cada área apresentou pontos relevantes para o desenvolvimento das ações.
Na disciplina de Educação Ambiental a sustentabilidade se apresenta de forma a buscar alternativas de desenvolvimento econômicos que consigam garantir o menor impacto ambiental possível.
Na disciplina de Gestão de Resíduos busca-se alternativas de reaproveitamento, reciclagem e disposição e tratamento adequado dos resíduos pretendendo-se dessa maneira auxiliar no desenvolvimento sustentável.
Já a filosofia traz uma reflexão a partir da escola de Frankfurt onde Adorno e Horckheimer fazem uma crítica ao desenvolvimento desenfreado das ciências técnicas e levantam a bandeira social de uma ciência preocupada com a sustentabilidade.
Com base nisso reafirmamos que a interdisciplinariedade não é um simples emprestar o conhecimento de outra disciplina, mas que a própria disciplina sirva-se de seus conhecimentos para o desenvolvimento de um conhecimento eficaz para a construção de novos conhecimentos. Nos dois últimos séculos, a importância da leitura e da escrita foram sendo reconhecido pelas novas tecnologias, com isso devesse destacar que o acesso democrático à leitura e à escrita é das conquistas mais poderosas que os povos de todos os países devem almejar neste inicio de século. Apropriar-se na arte de escrever e ler é garantia de autonomia e cidadania. Ser leitor, porém, não é resultado de um processo natural. É preciso, além da interferência educacional e cultural, contato permanente com o material escrito, variado, e de qualidade, desde cedo, fruto de uma ação consciente da sua importância e função social. A leitura e a escrita, ainda não são bens culturais, plenamente desejados e compreendidos pela sociedade brasileira que desconhece suas abrangências como instrumentos de cidadania e como direito individual. Os efeitos são sentidos na profissão e na vida social. Simples assim para que as mudanças aconteçam.
No curso de Técnico em Informática do CEEP Cascavel, possuímos um projeto de integração multidisciplinar encaixado na disciplina de Análise, no conteúdo de Trabalho Final, onde os alunos realizam um levantamento de informações e um projeto de software que utiliza um banco de dados, conteúdo trabalhado na disciplina de banco de dados e elaboração de um aplicativo desenvolvido em linguagens de programação que é aprofundada na disciplina de Internet e Programação Web. Através deste trabalho os alunos conseguem visualizar o curso na sua totalidade, pois além das disciplinas citadas que estão presentes no último ano, interage com as disciplinas trabalhadas nas séries anteriores de forma direta e indireta.
A partir da análise das propostas de interdisciplinaridade chegamos a um conceito um tanto
quanto diverso do que apresentado no texto base proposto pela SEED. Pensamos que a
interdisciplinaridade não é "um simplesmente ir ao universo de outra disciplina" e se apropriar
de conceitos próprios de outra ciência, mas que o verdadeiro sentido da interdisciplinaridade
está em cada área do conhecimento proporcionar suas ferramentas para compreensão de
um problema comum onde todas as outras áreas possam contribuir para a formação de um
novo conhecimento. Por exemplo:no curso técnico do meio ambiente se uniram as disciplinas
da Base curricular nacional comum e as disciplinas técnicas para desenvolver projetos de
interdisciplinaridade a partir do tema Sustentabilidade. Desse problema comum cada área
apresentou pontos relevantes para os desenvolvimentos das ações. Na disciplina de Educação
Ambiental a sustentabilidade se apresenta de forma a buscar alternativas de desenvolvimento
econômicos que consigam garantir o menor impacto ambiental possível.Na disciplina de Gestão
de Resíduos buscam-se alternativas de reaproveitamento, reciclagem e disposição e tratamento
adequado dos resíduos pretendendo-se dessa maneira auxiliar no desenvolvimento sustentável.
Já a filosofia traz uma reflexão a partir da escola de Frankfurt onde Adorno e Horckheimer
fazem uma crítica ao desenvolvimento desenfreado da ciências técnicas e levantam a bandeira
social de uma ciência preocupada com a sustentabilidade.
Com base nisso reafirmamos que a interdisciplinaridade não é um simples emprestar o
Conhecimento de outra disciplina, mas que a própria disciplina sirva-se de seus conhecimentos
para o desenvolvimento de um conhecimento eficaz para a construção de novos conhecimentos.
Reflexão e ação:
1. Temática: Possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na Área de Ciências Humanas.
A partir das análises dos resultados da aprendizagem dos alunos do CEEP no 1º trimestre,
observa-se a necessidade da criação/elaboração de um programa de leitura interdisciplinar
para todos os cursos e áreas. Esse programa iniciará no segundo trimestre, cuja sistematização
será a seguinte:
a) Todos os docentes que estão cursando o Sismédio em 2015 elaborarão um programa piloto,
b) que será socializado com os demais docentes, para análise e colaboração com sugestões para
a proposta;
c) Após essa fase inicial, todos implantarão as atividades de acordo com os conteúdos previstos nos
PTDs e PROEMI;
c) Ao final do 2º trimestre o trabalho será avaliado nos Conselhos de Classes para sua continuidade
d) e aprimoramento para o próximo trimestre.
JUSTIFICATIVA:
A leitura faz parte do processo de humanização do homem, pois podemos considerá-la, de acordo
com a Pedagogia Histórico-crítica, uma “expressão da ascensão da consciência a um nível superior
de compreensão da prática social” (MARTINS, 2015, p. 83).
Uma das possibilidades desse programa seria o trabalho com a literatura, pois além de cumprir seu
“papel formativo na existência individual, representa o mundo, coloca problemas, revela injustiças,
explicita a atividade humana e suas principais contradições” (MARTINS, 2015, p. 84).
Abrantes (ibidem Martins, 2015) defende que o trabalho de leitura mediante o uso da literatura,
é uma força que interfere na vida, na medida que atua nas dificuldades que os indivíduos
se defrontam, permitindo uma comunicação para possíveis soluções e consequentemente a
ampliação da consciência.
Segundo Dehaene (2012), a leitura “modela o cérebro humano preparando-o para o
desenvolvimento de novas capacidades”, sendo assim, a relevância da repetição desse
trabalho é necessária para a ampliação da memorização de informações e melhora da
capacidade de atenção dirigida, necessária para elevar os níveis de aprendizagem.
Nesse sentido, após as discussões da possibilidade de interdisciplinar com as Ciências
Humanas, abordadas no caderno 2, como iniciaríamos esse programa de leitura no CEPP
de Cascavel?
Dialoguem com os colegas das diversas áreas do grupo e elaborem a seguinte proposta:
Ciências Humanas FINALIDADES DA LEITURA PROCEDIMENTOS
(ETAPAS) RECURSOS MATERIAIS
GEOGRAFIA - Aproximar alunos aos povos/países, culturas/tradições dos participantes jogos olímpicos.
- Localizar no atlas os povos participantes.
-Analisar a evolução dos métodos de treinamentos
-Identificar os locais de competição na cidade do Rio de Janeiro.
- Reproduzir vídeos das olimpíadas anteriores e seus países;
- Utilizar laboratório de geografia;
- Atlas/mapa mundi;
- Vídeos com treinamento de atletas e dopping;
- Mapear os locais dos jogos e suas modalidades olímpicas. - Data show e multimídia
- DVDs;
- Laboratório de geografia e globo terrestre; apresentação teatral de abertura olímpica.
-Visita técnica a pista de atletismo em Maringá;
- Mapa, mural, alfinete, cartão, marca texto.
HISTÓRIA Pensar estratégias de ensino de língua a partir do das aulas de História, Português e línguas trabalhadas na escola. Pressupõe assumir a língua enquanto enunciação, isto é, assumir não os textos isolados, mas situados dentro de um suporte, que ganham sentido de uma interação. Assim, o professor pode, a partir de exploração dos conhecimentos prévios do aluno, levá-lo a perceber o texto em sua construção e, ao mesmo tempo, produzir sentido a partir do que lê. O acesso democrático à leitura e à escrita é das conquistas mais poderosas que os povos de todos os países devem almejar neste inicio de século. Apropriar-se na arte de escrever e ler é garantia de autonomia e cidadania. Ser leitor, porém, não é resultado de um processo natural. É preciso, além da interferência educacional e cultural, contato permanente com o material escrito, variado, e de qualidade, desde cedo, fruto de uma ação consciente da sua importância e função social. A leitura e a escrita, ainda não são bens culturais, plenamente desejados e compreendidos pela sociedade brasileira que desconhece suas abrangências como instrumentos de cidadania e como direito individual.
Livros impressos da literatura universal.
SOCIOLOGIA - Analisar as mudanças do período moderno e as conseqüências para a vida social: a industrialização, a urbanização, as classes sociais, grupos étnicos e a desigualdade.
- Assistir o documentário sobre desigualdade social: Pobreza X Riqueza
- Leitura e debate do texto:DESIGUALDADES SOCIAIS de Nelson Dácio Tomazi do livroIniciação a Sociologia. SP, atual; 1993
- Realizar um texto coletivo (de no máximo 5 pessoas) de 20 linhas, repondendo à questão: Existe desigualdade social no Brasil?
- Documentário do Youtube
Link.:https://www.youtube.com/watch?v=1SkJRJtjcL4
- Texto DESIGUALDADES SOCIAIS de Nelson Dácio Tomazi do livro Iniciação a Sociologia. SP, Ed.Atual; 1993.
disponível no Link.:
http://monografias.brasilescola.com/administracao-financas/as-classes-so...
FILOSOFIA A leitura do livro Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento e discutir sobre a filosofia do software livre.
A leitura do livro Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento e discutir sobre a filosofia do software livre.
Livro Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento Autor: Sérgio Amadeu da Silveira. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
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