Marivania Menegarde
Maria Salete da Silva Bozza
Maria Aparecida Mendes de Souza
Maria Marlene Marcon Bosio
Syrlei Aparecida Luiz Prezotto
Antonio Jose Silva
Orientadora de estudos: Simone Mirian Rizental
Reflexão e ação
GRUPO 3 – Página 29
Se existe um grêmio estudantil funcionando em sua escola, procure verificar como está atuando, quais os temas sobre os quais discute, que visão os integrantes tem da sua própria atuação, assim como da escola e do seu funcionamento.
Resposta:
A partir desta Lei, a constituição e a instalação do Grêmio Estudantil passaram a depender da iniciativa dos alunos, não cabendo, portanto, à direção ou aos professores fazê-lo, como era durante a Ditadura Militar, que instituiu os Centros Cívicos. O papel dos educadores é mais o de estimuladores e interlocutores. A contribuição do Grêmio Estudantil para a democratização da escola nem sempre acontece, seja porque ele nem sequer é instituído, seja porque é muitas vezes reduzido a órgão de promoção de eventos, seja pela direção e/ou professores, seja pelos próprios alunos.
São organizados de uma forma que seu representante seja escolhido de forma democrática,através de eleições internas e que se proponham a desempenhar papel ativo nas decisões coletivas da escola. Na instituição de ensino em que atuamos percebe se que o Grêmio Estudantil possui participação ativa, seja nas consultas, discussões, debates sobre o projeto político pedagógico da escola, seja sobre temas de interesse comum.
Em se tratando de resiliência a instituição tem se organizado de forma a ofertar atividades de projeto de contra turno de português e matemática e sala multifuncional para a tender aos possuem distúrbios de aprendizagem .