Reflexão 7

Conforme orientação da Seed dia 05-12 segue reflexão 7

Quando pensamos em melhora no ambiente escolar, devemos estender esta melhora aos profissionais da educação, investindo em melhores condições de trabalho, salários dignos, formação continuada, material de apoio de qualidade para os professores, acesso a tecnologia em sala de aula, enfim, quando pensamos em mudar, devemos pensar em contexto geral de mudança.
Algo também relevante que devemos levar em consideração, quando falamos sobre o desinteresse pelas aulas, é o caso de adolescentes e jovens são inseridos no mercado de trabalho muito precocemente. Em nossa escola grande parte dos estudantes do Ensino Médio está inserida no mercado de trabalho, cerca de 70%, e desses 65% trabalham em serviços braçais e 35% contribuem consideravelmente para o sustento da casa, e quando entram em sala de aula, muitos estão exaustos e não conseguem obter um bom rendimento.
Nossa realização como professor não é só transmitir o conhecimento cientifico, mas preparar o cidadão para a sociedade. Temos que destinar algum tempo da aula para investigar os seus conhecimentos prévios sobre o conteúdo, partindo da realidade de cada um, conseguimos mostrar a eles a importância da aprendizagem, conseguimos mostrar o quão se faz necessário o conteúdo para sua vida. A partir do momento em que o aluno identifica-se com o conteúdo estudado, ele passa a fazer sentido em sua jornada estudantil. Na minha área de matemática e física, procuro preparar aulas flexíveis, ou seja, inicio a abordagem do conteúdo e passo a relaciona-lo ao cotidiano deles.
Diante da analise feita em relação ao trabalho e a vida escolar, somos participantes nas decisões, podendo opinar livremente explanando nossas opiniões.
Somos incluídos principalmente nas decisões correspondentes a vida escolar dos alunos, diante de projetos, eventos, conselho de classe, na aquisição de materiais pedagógicos e no destino das verbas.
Observamos que a gestão é democrática nos fazendo sentir integrantes do processo educacional tanto no âmbito pedagógico quanto gestor.
Em conversa com alguns colegas, verificamos que a avaliação vem sendo encarada de diversas maneiras pelos alunos. Alguns encaram como um obstáculo a serem vencidos, outros como uma forma de provar a si mesmo que são vencedores, outros a veem como um divisor de águas. Em minha experiência de avaliação, vejo que aos poucos temos que moldar a visão dos alunos, pois a mesma deve ser vista como um instrumento de trabalho, na verdade, tanto seu trabalho quanto o do aluno são avaliados, pois no Regimento Escolar da escola que atuo nos relata que: “A avaliação pedagógica intrínseca ao processo de ensino e aprendizagem com função de diagnosticar o nível de apropriação do conhecimento do aluno”, e com isso automaticamente avaliamos nosso ensino.