Reflexão 3 - Caderno II - Identidades dos sujeitos do Ensino Médio

Partindo do pressuposto que todo jovem é um ser social, histórico e cultural, que carrega consigo seus valores e saberes acumulados propomos desenvolver o trabalho pedagógico partindo desta premissa. Buscamos trabalhar com metodologias diversificadas para atingir o interesse, atenção e desenvolvimento do aluno, socializando-o com os demais integrantes do processo ensino-aprendizagem, como também insere-se na proposta fazer com que o aluno sinta-se parte integrante do processo, pois acreditamos que com o envolvimento do aluno, sendo autor e não somente plateia, seu desempenho no ensino se aprimora.

Estratégias: Investir em laboratórios de ciências, informática, sala de arte, lazer e biblioteca (investimentos e manutenção pelo governo),para motivar estudantes e professores;

-Promover projetos criativos baseados em interesses por parte dos alunos;

-Realizar palestras com possibilidades de profissões, para exporem a contribuição da escola na sua educação, como também expor suas atividades de formação, valor salarial, mercado de trabalho, proporcionando-o a fazer escolhas na sua vida enquanto sujeito.

-Convidar ex-alunos para palestrarem aos estudantes a fim de convencer os educandos da eficácia dos estudos na possibilidade de obtenção de melhores oportunidades de trabalho, pois o aluno compreendendo a função da escola na sua vida estará motivado para estudar.

-Oportunizar atividades culturais.

Uma boa alternativa de envolvimento de relação professor e aluno usando a tecnologia é criar um blog da turma e professor, para conversarem, usarem como lembretes datam de provas, trabalhos, recomendações de sites, links..., seria a possibilidade de ampliar a forma de comunicação e interação do grupo.

Buscar parcerias com instituições que mostrem aos alunos através de metodologias diferenciadas, por exemplo: o aluno pensar e registrar seu orçamento individual se necessitasse se manter sozinho, essa postura faz com que eles percebam que o estudo é que lhe dará subsídios para poderem obter melhores condições de trabalho, logo melhores salários.

Informar aos jovens quanto às leis trabalhistas, direitos e deveres, sobretudo aos estudantes do período noturno, visto que é onde ocorre a maior concentração de trabalhadores. Tal informação pode ser feito com murais enfatizando a legislação trabalhista, esclarecendo sobre a importância do trabalho justo, seguro e sem exploração em demasia.