NUCLEO REGIONAL DE FRANCISCO BELTRÃO
COLÉGIO ESTADUAL DE RENASCENÇA PADRE JOSÉ JUNIOR VICENTE- ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
MARINITA DEOLA
Reflexão e ação Final
Para ampliar o conhecimento dos jovens podemos colocá-los como protagonistas para que possam interferir de forma ativa , construtiva e solidária no processo de identificação e minimização dos problemas reais da escola , na comunidade e consequentemente na sociedade. O desenvolvimento de ações protagônicas na escola pressupõe uma modificação na maneira de entender os jovens e de agir em relação a eles. O educando deve ser fonte de iniciativa na medida em que é dele que parte a ação, de liberdade e de compromisso disseminando suas idéias com participação autêntica , nas suas relações sociais.Também podemos fazer uso integrado das tecnologias, uma vez que os jovens demonstram interesse pelas mesmas , muitos ficam parte de seu dia conversando nas redes sociais faz-se necessário aproveitar para investigar as opiniões dos jovens sobre a importância das conversas on-line.
Devemos pensar formas de promover uma visão mais integrada sobre os temas no contexto escolar. Podemos trabalhar de forma articulada entre os componentes curriculares, por exemplo desenvolver no espaço escolar ações pedagógicas integrada explorando o assunto e abordando-os nas diversas disciplinas.Neste contexto o papel das disciplinas envolvidas é o de colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, contribuindo para a ampliação das explicações sobre fenômenos da natureza e outros, para o entendimento e o questionamento dos diferentes modos de utilizar os recursos naturais e os demais recursos presentes no universo parte do meio social e que interagem entre si.
Pensamos que em alguns momentos não participamos de forma efetiva nas tomadas de decisões da escola, como por exemplo, a definição do Calendário Escolar. Também não devemos nos omitir diante das insatisfações, buscando formas de participar das tomadas de decisões e promover discussões coletivas pois os benefícios também serão coletivos se conseguirmos avançar, pois todos priorizam o bom andamento da escola e o bem estar dos alunos e o compromisso com a qualidade. Temos o Grêmio Estudantil instituído mas não é atuante por falta de clareza das funções, também os pais não acompanham a vida escolar dos filhos por que não reconhecem a importância de sua participação e de envolvimento com a escola.
Penso que devemos unir esforços para diminuir a evasão e reprovação dos alunos do ensino médio, uma revisão do currículo garantindo uma formação para a vida humana e integral resignificando o currículo, oportunizar ao aluno sentir atração pela escola priorizando o conhecimento científico através de atividades variadas desmistificando a formação para o trabalho enquanto se educa entendendo aqui o trabalho como produção humana.